Mais

Análise: Félix Correia pode ser a grande surpresa do Lille

Félix Correia com Bruno Genesio durante o jogo com o Veneza
Félix Correia com Bruno Genesio durante o jogo com o VenezaLOSC

Félix Correia (24 anos) chegou ao norte de França com intenções claras: encontrar estabilidade num grande clube e dar finalmente a volta à sua carreira profissional. Depois de uma série de saídas importantes, as luzes estão apontadas para o jogador português.

Chegado ao Lille vindo do Gil Vicente por 7 milhões de euros, Félix Correia terá um papel importante na equipa de Bruno Génésio esta época. O avançado português, que se disse "seduzido" pelo projeto desportivo que lhe foi apresentado durante as negociações, chega ao clube nortenho num ano de transição. Depois das saídas notáveis de Jonathan David, Lucas Chevalier, Bafodé Diakité, Gabriel Gudmundsson, Rémy Cabella e Angel Gomes, o LOSC iniciou um programa de reconstrução, com o jogador de 24 anos a ser a transferência mais cara do mercado.

"Uma coisa que me agrada nele, acima de tudo, é que é extremamente competitivo", explica Tiago Lenho, antigo diretor desportivo do Marítimo e do Gil Vicente, que recrutou o extremo em duas ocasiões. É uma qualidade que se adapta perfeitamente aos Dogues, habituados a estar no topo do campeonato época após época.

"Foram também as condições de trabalho e a forma de atuação da direção que me motivaram a dizer 'sim'", explicou Correia durante a sua apresentação à imprensa: "Receberam-me muito bem e explicaram-me qual era o projeto do Lille e o que o clube representava em França. Foi isso que me atraiu e foi determinante para a minha decisão".

No Lille, o jogador de 24 anos participou dos três últimos particulares, incluindo quase todo o jogo contra o West Ham. Embora seja considerado um talento excecional pela Direção e staff do Lille, o jogador está ciente dos desafios que o aguardam na Ligue 1. Um desafio que, de acordo com as nossas informações, o motiva ao máximo, mesmo sabendo que as próximas temporadas serão decisivas para a sua carreira, dada a sua idade.

Os números de Félix Correia
Os números de Félix CorreiaFlashscore

Em busca da afirmação

Em Félix Correia, o LOSC poderá ter em mãos um dos seus futuros líderes. Habituado a jogar nas alas, tanto na esquerda como na direita, o português foi utilizado por Génésio no jogo contra o West Ham no meio-campo esquerdo. Colocado como extremo-esquerdo na ficha de jogo, por vezes encontrava-se na posição de ponta de lança, ao mesmo nível de Olivier Giroud. Dadas as suas caraterísticas (velocidade, posicionamento, drible), poderia ser utilizado como um avançado de apoio híbrido num eventual 4-4-2.

Em todo o caso, a equipa vê nele um jogador capaz de mudar sozinho o rumo de um jogo. Ter um atacante capaz de criar espaço para si mesmo e, ao mesmo tempo, destruir os adversários com uma aceleração ou um drible é visto como um diferencial em relação aos outros jogadores do elenco. Acima de tudo, é um perfil que pode dar apoio a um avançado fundamental como Giroud.

O português, que fez a melhor temporada de sua carreira na última temporada no Gil Vicente, sabe que chegou a sua hora. Félix Correia, que pretende afirmar-se no LOSC e, de uma forma mais geral, na Ligue 1, esperou muito tempo por esta oportunidade. Jogador ambicioso, não tem medo de seguir as pisadas de Jonathan David e sabe que, tanto a nível coletivo como individual, pode fazer uma excelente época, marcando golos e fazendo assistências.

"Tanto nos treinos como nos jogos, Félix é muito exigente consigo próprio e com os seus companheiros. Não tem medo de assumir a responsabilidade em qualquer altura do jogo", continua Lenho: "Para funcionar, ele precisa que as pessoas acreditem nele. Sempre acreditei nele e sabia que, no contexto certo, se vai destacar. Ele é um jogador que pode ter sucesso em qualquer campeonato, só precisa estar no contexto certo. Tenho certeza de que, se ele estiver no ambiente certo, terá muito sucesso no LOSC".

O Lille parece ter encontrado um jogador com provas dadas na Liga Portugal e que pode explodir em cena aos 24 anos. Como ponto positivo, a equipa do jogador garante que Correia já se adaptou muito bem ao clube, aos seus companheiros de equipa e à França. Tendo já jogado em vários países (Inglaterra, Itália, Países Baixos), a adaptação pode ser rápida. O facto de falar várias línguas também facilita as coisas e, acima de tudo, encontrou Tiago Santos, um jogador com quem tem uma boa relação. Não há dúvida de que será um dos jogadores a ter em conta na Ligue 1 esta época.

Siga o Brest - Lille no Flashscore