Mais

Andrey Santos, o brasileiro que faz o Estrasburgo sonhar com a Liga dos Campeões

Andrey Santos felicitado pelo treinador Liam Rosenior
Andrey Santos felicitado pelo treinador Liam RoseniorSEBASTIEN BOZON / AFP
Goleador, assistente, recuperador de bolas? O médio brasileiro Andrey Santos (20 anos) é homem para toda a obra no Estrasburgo, que visita o Mónaco no sábado, num duelo direto entre duas equipas que lutam pela qualificação para a próxima Liga dos Campeões.

Siga aqui as incidências do encontro

A equipa da Alsácia é a surpresa da temporada na Ligue 1 e antes da 30.ª jornada está em sexto lugar, mas a apenas um ponto da zona da Liga dos Campeões, algo impensável no início da época.

O protagonismo de Andrey Santos foi evidente desde o início da época, com cinco golos nas primeiras nove jornadas. Agora, o seu número de golos é de nove, mas a sua contribuição é providencial noutros aspetos do jogo ofensivo da equipa, especialmente nas assistências, duas das quais no fim de semana passado, no empate 2-2 com o Nice.

"Ele é o meu Rodri"

"Adoro-o, é o meu Rodri. É extraordinário e tem todas as qualidades que gosto num jogador", elogiou o treinador Liam Rosenior à AFP, referindo-se ao médio espanhol vencedor da Bola de Ouro de 2024.

Andrey Santos, que completa 21 anos a 3 de maio, chegou ao futebol francês em fevereiro de 2024, após um período de empréstimo ao Chelsea. Esta época, aceitou um novo empréstimo ao Estrasburgo, uma decisão que se revelou bem sucedida em termos do salto de qualidade que conseguiu dar.

Os números de Andrey Santos
Os números de Andrey SantosFlashscore

Os adeptos da sua equipa recordam especialmente que ele desempenhou um papel fundamental em vários jogos, como os seus golos nas vitórias sobre o Lille (2-1) e o Lyon (4-2), ou o seu cabeceamento na vitória por 2-1 sobre o Toulouse.

Com 2407 minutos jogados, Andrey Santos é incansável. Só falhou dois jogos do campeonato e, nos 27 jogos que disputou, só foi substituído duas vezes.

"Ele dá-nos muito", insiste Rosenior. "A sua capacidade técnica para romper as linhas e tomar boas decisões com a bola são dignas de um jogador mais velho. Ele está à frente da sua idade", afirma.

"É um jogador incrível, muito reservado, mas está sempre disponível para os outros", afirma o médio-ofensivo Abdoul Ouattara.

Chelsea como destino

Andrey Santos pode estar a jogar os seus últimos jogos pelo Estrasburgo, mas o seu futuro parece estar destinado ao Chelsea, clube irmão e proprietário do craque brasileiro formado no Vasco da Gama.

"O Estrasburgo pode ter a oportunidade de mantê-lo para a próxima temporada, mas isso significaria a classificação direta para a Liga dos Campeões", disse à AFP Franck Henouda, agente de jogadores especializado em futebol brasileiro. "Mas se o Chelsea também se qualificar para a Liga dos Campeões, ele voltará para Inglaterra".

O radar de Andrey
O radar de AndreyOpta Search

Missão: 2026

Com a seleção brasileira, só disputou uma partida, em março de 2023, num particular perdido diante da seleção de Marrocos, e esperava fazer parte da última convocatória da seleção, de março passado, algo que não aconteceu. Brilhar na Europa é a chave para o seu grande sonho de estar com a canarinha no Mundial-2026.

"Ninguém sabe o que o futuro nos reserva", diz Liam Rosenior. "Gostaria de jogar na Liga dos Campeões e gostaria que o Santos ficasse connosco. É uma hipótese, mas sei que ele gosta de estar aqui".

As aspirações do Estrasburgo à Liga dos Campeões (sexto classificado, 50 pontos) dependem em grande parte da sua visita ao Principado no sábado, onde defronta o Mónaco, segundo classificado com 53 pontos.

Estrasburgo ocupa o 6.º lugar na Ligue 1
Estrasburgo ocupa o 6.º lugar na Ligue 1Flashscore