Mais

Antevisão Ligue 1: Lyon à caça da Liga dos Campeões apesar dos problemas financeiros

Lyon enfrenta problemas extra-campo há algum tempo
Lyon enfrenta problemas extra-campo há algum tempoJEFF PACHOUD / AFP
O Lyon está desesperado para voltar à Liga dos Campeões, mas este início de ano ameaça essa ambição, ao mesmo tempo em que enfrenta sérios problemas financeiros e o seu proprietário norte-americano tem feito inimigos na Liga francesa.

Em campo, a equipa de Pierre Sage empatou a zero com o Fenerbahçe em Istambul, na quinta-feira, pela Liga Europa, competição em que espera chegar à decisão final.

Domesticamente, o Lyon venceu apenas um dos últimos quatro jogos da Ligue 1 e vai a Nantes no domingo depois de cair para o sexto lugar, a dois pontos da zona de qualfiicação para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Na semana passada, o clube sofreu uma derrota humilhante na Taça de França, nos penáltis, frente ao Bourgoin-Jallieu, do quinto escalão, mas a participação na Liga dos Campeões, pela primeira vez desde 2019/20, tem sido sempre a prioridade do clube que em tempos dominou o futebol em França.

O Lyon foi recentemente avisado pelo DNCG, o organismo de controlo financeiro do futebol francês, de que seria despromovido no final desta época se não tomasse medidas drásticas para reduzir as dívidas.

Jogos da Ligue 1
Jogos da Ligue 1Flashscore

O cçube faz parte do grupo Eagle Football de John Textor, que possui vários outros clubes, incluindo o Botafogo, campeão brasileiro e sul-americano. Os sete vezes campeões franceses, estão tão endividados que foram proibidos de fazer contratações na janela de janeiro, embora tenha conseguido o empréstimo do argentino Thiago Almada, do Botafogo.

No entanto, precisam de arrecadar dinheiro através das vendas, correndo o risco de se tornarem menos competitivos, num ambiente doméstico que Textor acredita ser injustamente dominado pelo Paris Saint-Germain. O presidente mostro-se especialmente irritado com a forma como a Liga francesa negociou um novo acordo de transmissão a preços reduzidos no ano passado, além de apontar para o presidente catari do PSG, Nasser al-Khelaifi. A rede de televisão de Khelaifi, a beIN Sports, adquiriu os direitos de transmissão em direto de um jogo da Ligue 1 por fim de semana em França, com a DAZN a transmitir os restantes jogos.

Tabela da Ligue 1
Tabela da Ligue 1Flashscore

"Todas as ligas são dominadas pela força de uma equipa. Há sempre uma equipa dominante com dinheiro aparentemente ilimitado, nalguns casos proveniente de países petrolíferos", disse Textor na semana passada numa entrevista à estação de rádio RMC.

"Em julho, fiquei completamente chocado por estar numa reunião de presidentes para discutir alternativas viáveis na televisão, e o presidente da liga (Vincent Labrune), que deveria ter dirigido a reunião, mal abriu a boca. Nasser sentou-se e dirigiu a reunião e não deveria ter lá estado... e o presidente da nossa liga ficou sentado como um cãozinho de colo, não disse nada. A influência do PSG na Liga tem de ser analisada", atirou, sugerindo ainda que o DNCG estava sob a influência do clube parisiense.

Todas as partes reagiram aos comentários de Textor, com a DNCG a chamar-lhes "sem fundamento". Em última análise, as ações do presidente para baixar as dívidas do Lyon vão falar mais alto do que as suas palavras, numa altura em que o norte-americano espera que a turma de Sage reencontre rapidamente a sua forma na Ligue 1.

A ter em atenção: Khvicha Kvaratskhelia

O avançado georgiano pode fazer a sua estreia pelo PSG no sábado, quando o líder recebe o Reims. Contratado ao Nápoles por 70 milhões de euros há uma semana, não fez parte do plantel na vitória do último sábado contra o Lens.

Kvaratskhelia também não pode jogar na fase de grupos da Liga dos Campeões, por isso assistiu das bancadas à vitória sobre o Manchester City na quarta-feira e terá de ser novamente um espetador na partida contra o Estugarda na próxima semana.

Principais números

2 - O PSG perdeu apenas duas vezes em 52 jogos da Ligue 1 desde o início da temporada passada

489 - O guarda-redes Anthony Lopes disputou 489 jogos pelo Lyon, o que o coloca em quinto lugar na lista dos jogadores com mais jogos da história do clube. No domingo, enfrenta o clube da sua cidade natal, o Nantes.

8 - O Marselha venceu oito dos nove jogos fora de casa na Ligue 1 esta temporada

Siga todos os jogos da Ligue 1 com o Flashscore.