5. O passe decisivo na final da Taça de França - 2012
Esta foi apenas a sua segunda temporada como profissional no Lyon foi ele o responsável por um título. No momento em que a final da Taça de França contra o US Quevilly se arrastava, o jovem jogador do Lyon fez um magnífico cruzamento para a marca de grande penalidade (28'). Lisandro López fez o remate de primeira para dar à sua equipa a vitória por 1-0.
Assim, apesar de não ter sido o autor do golo, Alexandre Lacazette fez o passe que faltava. E tudo isto apenas dois anos após a sua estreia na equipa principal.
4. Meia-final da Taça de França - 2024
Mais uma vez, brilhou na Taça de França. Mas 12 anos se passaram desde então. Agora uma figura emblemática do Lyon e um goleador lendário para Les Gones, Lacazette manteve-se fiel à sua forma.
Enfrentou o Valenciennes com serenidade, o que resultou em dois golos (51' e 57') e uma vitória por 3-0 sobre o adversário.
O Lyon teve depois a oportunidade de chegar à final, mas perdeu para um Paris Saint-Germain mais resistente (2-1).
3. Primeira mão contra a Roma na Liga Europa - 2017
Desta vez, foi no palco europeu que o General mostrou o seu valor. Apesar de ter começado bem na primeira mão, com um golo nos primeiros 10 minutos. No entanto, a Roma fez uma bela recuperação, controlando o jogo antes do intervalo.
O Lyon permitiu o empate, depois recuperou a liderança, mas foi graças a Lacazette que saiu na frente. O camisola nove fechou o marcador aos 90+2 minutos, garantindo uma boa vantagem para a segunda mão.
O golo deixou uma impressão tão duradoura no jogador que este admitiu que "é possível que seja o seu melhor".
2. Jogo da 34.ª jornada da Ligue 1 contra o Montpellier - 2023
O que é que Lacazette tem de mais memorável em relação ao Montpellier? Os seus quatro golos, que se assemelham aos de Elye Wahi na 34.ª jornada da Ligue 1 2023/2024.
Naquela noite, nada estava a correr bem no Parc OL. O Montpellier vencia por 1-4 antes do intervalo e tudo parecia perdido. Mas isso sem contar com o talento e a eficiência do capitão do Lyon.
Lacazette acabou com o sofrimento dos adeptos com um penálti no último minuto dos 90 minutos para fazer 5-4. A intervenção salvadora de Lacazette ajudou a sua equipa a terminar uma época difícil com esperanças de competir na Europa. Tudo para o deleite dos adeptos do futebol e para cimentar a sua lenda no Ródano.
1. A temporada 2023/24
O ano de 2023/24 foi um dos mais difíceis para o Olympique Lyon durante muito tempo. Com um mau arranque de época e sem contratações de relevo - por culpa de finanças complicadas - o clube bateu no fundo da Ligue 1. No entanto, o a equipa deu a volta por cima, em grande parte graças ao envolvimento sistemático de Lacazette.
Figura-chave do ataque do Lyon, Lacazette marcou 19 golos em 29 jogos do campeonato. Ajudou também a equipa a subir na tabela e a participar na Liga Europa.
Uma grande recordação e um grande feito que ficará para sempre no coração dos seus adeptos.