Batalha pela Europa no Vélodrome: Marselha recebe Lens

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Batalha pela Europa no Vélodrome: Marselha recebe Lens

Adrien Thomasson perante Leonardo Balerdi
Adrien Thomasson perante Leonardo BalerdiAFP
O Marselha precisa de ganhar e o Lens também. Na luta pelos lugares de qualificação para a Liga Europa, este jogo entre rivais diretos pode determinar a classificação final. No pontapé inicial, o Sang-et-Or estará numa posição forte.

O Marselha não gosta do Lens. Desde que o Sang-et-Or voltou à Ligue 1, os Bleu et Blanc têm perdido sistematicamente em casa. Na temporada passada, no Velódrome, um remate de David Pereira da Costa arruinou um bom jogo para os homens de Igor Tudor. No jogo da segunda volta, um golo polémico anulado a Alexis Sánchez, seguido de uma batalha campal que foi o último momento em França para Dimitri Payet, que tinha marcado alguns minutos antes, e uma derrota determinaram definitivamente a ordem do campeonato.

Jean-Louis Gasset disse-o com um sorriso, mas com desenvoltura: "O Lens veio aqui ganhar nas últimas três épocas, o que significa que Franck Haise tem a fórmula. Mas nós vamos pôr fim a essa série."

Marselha sonha com a Europa

As coisas estão muito diferentes esta época. Os dois clubes estão a lutar por acessos mais modestos. O Marselha pode conquistar a Liga Europa através de um play-off, enquanto o Lens quer manter o 6.º lugar. A bola de Pierre-Emerick Aubameyang que bateu na trave nos descontos, contra o Nice, não saiu do lado direito da linha e os Olympiens, reduzidos a 10 homens ao intervalo, perderam dois pontos que os colocariam a 3 do seu adversário deste domingo. 

"Gostaríamos de ter vencido, principalmente porque tivemos ocasiões", lamentou Samuel Gigot na conferência de imprensa.

"Fizemos o Nice correr atrás do prejuízo", acrescentou.

"Faltam pelo menos 6 jogos para o fim da temporada e a pressão é grande. Enfrentar o Lens é o equivalente a um jogo europeu antes da hora.  Se começarmos a pensar na Atalanta, teremos feito tudo errado", prosseguiu o jogador de Avignon. 

"O Lens é uma boa equipa, atlética e cheia de qualidade. Precisamos manter o espírito vencedor que tivemos contra o Nice. Também temos de ser tecnicamente sólidos. É um jogo importante e temos de estar preparados", explicou.

Boas notícias para o Marselha: a enfermaria está a ficar vazia. Jonathan Clauss regressou com sucesso contra o Gym, Ismaïla Sarr está disponível, enquanto Quentin Merlin deverá estar apto para a primeira mão da meia-final da Liga Europa. A única preocupação é o estado de saúde de Chancel Mbemba, que sofre de uma lesão no menisco.

Lens tem o Nice na mira

Assim como Paulo Fonseca no Lille, Franck Haise pode estar a fazer os seus últimos jogos pelo Lens antes de ir para o Marselha. Embora o técnico do Artésien não seja a prioridade, ao contrário do treinador português, uma saída não está fora de questão, mesmo que Brice Samba tenha dito que quer continuar com o treinador.

"Não sei, não é a minha área de especialização", disse em conferência de imprensa.

"Queremos que ele fique aqui, mas, francamente, não dominamos todos esses aspetos do futebol", acrescentou.

Quanto ao jogo desta noite, Haise quer dar continuidade a uma série de resultados favoráveis ao Sang-et-Or em Marselha. Nos últimos sete confrontos, o Lens venceu cinco vezes, sendo três consecutivas no Velódrome, com um empate e uma derrota.

"Se quisermos vencer, teremos de fazer um grande jogo", disse o treinador.

"Sabemos por experiência própria que as nossas viagens a Marselha são sempre intensas. Temos de dar tudo de nós e mostrar maturidade", acrescentou.

"Sabemos que temos de ganhar o maior número possível de jogos para nos qualificarmos para as competições europeias. Vamos lá para ganhar, com as nossas forças e os nossos princípios", garantiu.

Uma vitória garante praticamente um lugar no Top 6, com a possibilidade de uma deslocação ao Nice. Por outro lado, um mau desempenho deixaria os Artésiens numa posição complicada, especialmente contra o Marselha.

O Lens não poderá contar com Jonathan Gradit, que marcou o único golo da primeira volta, e Abdukodir Khusanov. Salis Abdul Samed está em dúvida.

Siga o Marselha-Lens no Flashscore