Mais

Bennacer e Gouiri: Marselha aposta em dois argelinos para crescer ainda mais na Ligue 1

Fabrizio Ravanelli e Ismael Bennacer
Fabrizio Ravanelli e Ismael BennacerCHRISTOPHE SIMON/AFP
Ambos em digressão pela seleção nacional, o médio e o avançado foram parar ao OM durante o mercado de inverno, com a bênção de Roberto De Zerbi, um treinador que tem grandes expectativas em relação a eles.

Siga as incidências da partida

Ismael Bennacer pode fazer a sua estreia com o Marselha no domingo em Angers. Amine Gouiri, por sua vez, tem estado muito bem na presença dos adeptos marselheses.

No domingo passado, contra o Lyon, clube onde cresceu, a sua entrada em campo por volta dos 60 minutos mudou o rumo da partida. Na primeira bola, causou o golo do empate ao desviar uma bola que Mason Greenwood mandou para a rede, permitindo que o Marselha encontrasse o 1-1.

Depois disso, a sua velocidade, técnica e vontade deram um novo impulso à equipa, que acabou por vencer por 3-2. "Quando ele entrou, mudou a velocidade da equipa", disse Fabrizio Ravanelli, atual diretor do Marselha, durante a conferência de imprensa de apresentação do jogador, na segunda-feira.

O ex-jogador do Nice e do Rennes, por sua vez, diz que sente "que atingi um novo nível" ao assinar pelo Marselha. "Ainda sou um jovem jogador e este é o clube perfeito para eu crescer ainda mais. É algo que ainda tenho de melhorar, é verdade. Mas tudo foi criado aqui para o fazer", acrescentou.

De Zerbi sobre Bennacer: "Um jogador de topo"

Como muitos outros jogadores antes dele, Gouiri também enfatizou a importância da presença de Roberto De Zerbi no comando da equipa.

"A presença dele fez uma grande diferença. Falei com ele. Ele fala de futebol e eu revejo-me naquilo que ele me pede, e as minhas qualidades correspondem perfeitamente".

"Gouiri foi decisivo contra o Lyon. Em meia hora, fez uma assistência (não intencional) e teve duas ou três oportunidades", acrescentou o treinador italiano na sexta-feira. "Ele elevou o nosso nível técnico. Gosto de jogadores técnicos, rápidos, difíceis de ler e imprevisíveis", explicou na semana passada.

Na sexta-feira, De Zerbi também falou sobre Bennacer, provavelmente a compra de inverno mais espetacular do Marselha, cuja contratação ocorreu nos últimos minutos do mercado.

"É uma grande aquisição. As suas características são exatamente compatíveis com a nossa forma de jogar. É um jogador de topo, tal como Hojbjerg, Rabiot, Greenwood e Balerdi. É um jogador de topo para nós e queria absolutamente vir para o Marselha", afirmou.

A ambição de Bennacer

"Em agosto, não tínhamos conseguido fechar o negócio e, na segunda-feira de manhã, no último dia do mercado, o assunto voltou a surgir. Quando Medhi Benatia me disse que era possível, fizemos o que podíamos", acrescentou.

Bennacer, por seu lado, insistiu na quarta-feira que chegou ao clube com ambições. "Já ganhei e se estou aqui é com objetivos claros a médio e longo prazo. Não estou aqui para ficar em segundo ou terceiro lugar. Estamos a construir algo novo e forte. O Marselha não é uma equipa pequena", afirmou.

Marselha é vice-líder
Marselha é vice-líderFlashscore

Campeão africano com a Argélia em 2019, Bennacer foi acolhido com grande entusiasmo em Marselha, onde vive uma grande comunidade argelina, e já sabe que o Vellodrome vai aplaudi-lo daqui a uma semana contra o Saint-Étienne.

"Conhecemos os laços que existem entre Marselha, Argélia e África em geral. Isso não foi necessariamente um fator na minha escolha, mas é tudo positivo. A presença de Amine é importante para a integração. Conheço-o da seleção nacional e foi um prazer reencontrá-lo", explica o antigo jogador do Milan.

Quanto a Gouiri, já provou a loucura do  Vellodrome, que o fez lembrar de algo. "Experimentei o ambiente do estádio quando estava na seleção nacional. Vi todas aquelas bandeiras argelinas e isso aqueceu o meu coração. Isso vai me ajudar muito", disse na segunda-feira.