Como é que a chegada de Renan Lodi pode ajudar a defesa do Marselha?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Como é que a chegada de Renan Lodi pode ajudar a defesa do Marselha?

Renan Lodi é a segunda contratação oficial do Marselha, depois de Geoffrey Kondogbia
Renan Lodi é a segunda contratação oficial do Marselha, depois de Geoffrey KondogbiaProfimedia
Na sexta-feira, o Marselha anunciou a contratação de Renan Lodi. O defesa brasileiro de 25 anos chega do Atlético de Madrid, depois de passar um ano emprestado ao Nottingham Forest. A sua velocidade e capacidade de adaptação vão reforçar o lado esquerdo do emblema francês.

Um novo lateral-esquerdo no Olympique de Marselha. Para preencher a lacuna deixada por Sead Kolasinac, o clube francês apostou em Renan Lodi. Em plena forma, o lateral brasileiro chega de Madrid após um ano de empréstimo ao Nottingham Forest. Depois de ter caído em desgraça no Atlético, Lodi recuperou alguma da sua forma em Inglaterra. Agora, tentará reerguer-se sob o comando de Marcelino García Toral.

Um lateral-esquerdo promissor treinado por Simeone

Renan Lodi foi procurado por vários clubes franceses nos últimos dois anos, e começou a jogar na Europa pelo Atlético de Madrid na temporada 2019/2020. Encarregado de assumir as rédeas após a saída do compatriota Filipe Luis, o brasileiro deixou imediatamente a sua marca pelos Colchoneros. Desconhecido, lutou muito para dar à equipa de Diego Simeone uma primeira temporada digna desse nome, embora tenha terminado em terceiro lugar na LaLiga.

A sua segunda temporada, por outro lado, foi marcada por uma maior ênfase no seu flanco esquerdo e pela capacidade de explorar ao máximo a sua velocidade. Lodi é um lateral-esquerdo ofensivo, condicionado pelo treinador argentino a subir e descer rapidamente, oferecendo segurança e soluções à sua equipa. À semelhança de Kieran Trippier, na direita, contribuiu de forma decisiva para o título nacional, marcando um golo fundamental contra o Osasuna na 37.ª jornada.

Mas a sua terceira época não foi muito produtiva. Lodi regrediu defensivamente, sobretudo na gestão da profundidade, que já era a sua principal área de melhoria, e teve de se contentar com alguns golos na Liga dos Campeões para salvar o seu ano. Substituído por Reinildo, foi forçado a encarar os factos e a mudar-se para Inglaterra, apesar de, para um defesa, ter muito a ganhar com a sua passagem pelo Atlético.

Uma nova aventura

Do outro lado do Canal da Mancha, Lodi também não teve problemas para se adaptar ao Tricky Trees. Chegou para ajudar a levantar uma equipa que estava estagnada na parte inferior da tabela e contribuiu de forma decisiva para a sua manutenção na Premier League, conquistando o coração dos adeptos.

No entanto, a sua passagem por um clube inglês do meio da tabela não foi suficiente para o trazer de volta ao nível em que se encontrava. Teve, por exemplo, dificuldades nos duelos. Também perdeu a precisão dos seus cruzamentos.

Mas, ao chegar ao Marselha, Renan Lodi está a virar uma nova página e a começar uma nova aventura. Com vontade de se reencontrar e seguir em frente, o lateral-esquerdo brasileiro precisa de deixar a sua marca na Ligue 1 desde o início, e fazê-lo sob o comando de Marcelino. A sua capacidade de recuperação e a garra adquirida em Madrid deverão ajudá-lo nessa tarefa.

De qualquer forma, o jogador está pronto para defender as cores do Marselha.

"Estou ansioso por jogar no Velódrome. O OM é um grande clube, com uma grande história, e estou muito feliz por estar aqui", afirmou o defesa na sexta-feira.

Os números de Renan Lodi
Os números de Renan LodiFlashscore