Mais

Donnarumma continua sem reunir consenso em Paris e o futuro parece em perigo

Donnarumma não é consensual entre os adeptos
Donnarumma não é consensual entre os adeptosProfimedia
O guarda-redes italiano é um dos nomes que surge quando se trata de encontrar um culpado para os maus resultados do clube da capital francesa. No entanto, na época passada, o natural de Castellammare di Stabia salvou o dia em várias ocasiões.

É um nome que está a aparecer na imprensa durante este mercado, quer seja pela intenção de se encontrar concorrência para ele dentro do plantel ou para o mandar para outro lado. O regresso de Keylor Navas, o interesse do PSG em Yassine Bounou, ou a inclusão do italiano no pacote para conseguir Bernardo Silva. Em suma, a acreditar nos jornais, rádios e televisões francesas, Gianluigi Donnarumma já não é a escolha unânime do Paris Saint-Germain.

No entanto, o italiano de 24 anos acaba de fazer uma temporada muito animadora. É verdade que, do ponto de vista coletivo, foi um ano complicado, sobretudo com os maus resultados na Liga dos Campeões e na Taça de França. No entanto, apontar o dedo apenas ao antigo guarda-redes do AC Milan é a solução mais fácil, quando na verdade vários jogos da Ligue 1 foram salvos graças às suas intervenções.

Infelizmente para ele, o ecossistema do Paris Saint-Germain é especial, e basta um deslize contra o Real Madrid para que os adeptos o condenem. Um castigo demasiado cruel, tendo em conta o enorme potencial do internacional italiano.

Os números de Donnarumma
Os números de DonnarummaOpta by Stats Perform

Nos últimos dias, Luis Campos e Luis Enrique têm procurado várias soluções para oferecer ao treinador espanhol concorrência para o guarda-redes. O objetivo é contratar um jogador capaz de levar o internacional italiano ao limite. Yassine Bounou parece ser a melhor opção no momento, mas não é certo que o Sevilha esteja disposto a vender. Por isso, o PSG terá de ser convincente.

Mesmo assim, o jogador que eles tanto querem pode já estar no plantel. De acordo com as nossas informações, Keylor Navas, que regressou por empréstimo após uma época na Premier League com o Nottingham Forest, é um guarda-redes muito apreciado pelo antigo treinador do Barcelona. Resta agora saber se o costa-riquenho está disposto a ficar para ficar apenas como suplente.

De qualquer forma, os rumores sobre o desejo do clube de contratar para essa posição, ou sobre uma possível transferência para o Manchester City, não estão a preocupar Donnarumma. O jogador, que há já algum tempo que é alvo de uma grande parte do ecossistema do PSG, nomeadamente dos adeptos, continua concentrado na sua função: garantir a solidez da baliza do clube. Quanto às críticas e à falta de confiança dos adeptos, o italiano disse aos jornalistas do Onze Mondial, com um sorriso, que"já é o guarda-redes perfeito".

"É normal que haja aquele momento complicado em que, passados alguns segundos, nos apercebemos que falhámos (...) Mas não devemos ter esses pensamentos, temos de nos manter no nosso jogo. É o momento a seguir que é fundamental. Essa é também a dificuldade deste trabalho, é preciso aprender a limpar a cabeça depois desses momentos devastadores. Os erros acontecem e voltarão a acontecer, a mim e aos outros. Faz parte do futebol, não há nada que se possa fazer, quer se goste ou não. Depois do jogo, há também o momento da autocrítica, que é importante. É ele que nos vai permitir voltar ao trabalho de forma saudável", asseverou.

Se perguntarmos a qualquer adepto comum que não goste do guarda-redes italiano qual é a razão, a resposta será simples: o jogo contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu, e a sua falta contra Karim Benzema. Além disso, alguns dirão que a sua recuperação não é de classe mundial e que PSG merece melhor. No entanto, se o resto das suas características e os jogos disputados na época 2022/23 servirem de referência, o emblema parisiense pode contar com um guarda-redes de 24 anos nas suas fileiras.

"O guarda-redes perfeito é aquele que sabe gerir todos os momentos e todas as situações de um jogo com serenidade e carácter. Em termos de técnica, o jogo de pés está a tornar-se cada vez mais importante, é certo. Mas é também onde se pode progredir mais. É uma corda a mais no arco, uma área em que todos podemos melhorar. Pessoalmente, continuo convencido de que o guarda-redes perfeito é, acima de tudo, o melhor na sua linha e o chefe da sua área. É aí que residem as verdadeiras diferenças", atirou.

E nos dois últimos aspectos destacados, Gigio Donnarumma tem sido impecável na Ligue 1. Se o PSG conquistou o seu 11.º título este ano, foi em grande parte graças ao italiano, que fez a diferença em vários jogos, ajudando a sua equipa a vencer por um único golo. O tipo de ação que só os melhores conseguem realizar. Implacável na linha e impecável no jogo aéreo, Luis Enrique sabe que o italiano terá um papel importante no seu plantel na próxima temporada. A concorrência pode ser uma coisa boa, permitindo que ele dê a volta por cima. O jogador, por sua vez,"se sente bem em Paris", tem"orgulho de representar este clube e esta cidade", sente"a confiança da instituição e sua ambição" e espera sinceramente "ficar por muito tempo e escrever uma página na história deste clube". É uma verdadeira bênção para o Paris Saint-Germain poder contar com este guarda-redes de classe mundial.

Os números de Donnarumma
Os números de DonnarummaFlashscore