Mais

Elye Wahi, a aposta vencedora de uma jovem promessa que sonha em brilhar no Lens

Elye Wahi na cerimónia de assinatura do contrato, no passado domingo
Elye Wahi na cerimónia de assinatura do contrato, no passado domingoProfimedia
Elye Wahi, promissor avançado e uma das grandes esperanças francesas, deslumbrou o mundo do futebol com o seu talento no Montpellier na época passada. Apontado como uma contratação de verão, atraiu o interesse de clubes ingleses, mas decidiu transferir-se para o RC Lens. Uma escolha arriscada ou calculada?

O jogador poderia ter ido para o Chelsea, o West Ham ou o Eintracht Frankfurt, mas preferiu ficar na Ligue 1. Elye Wahi deixou a sua marca no final do mercado de verão ao tornar-se na segunda contratação mais cara entre dois clubes franceses na história da Liga quando assinou com o Lens. Ambicioso, não esconde o desejo de ser bem-sucedido e de conviver com os melhores. É uma motivação que partilha com a nova equipa, longe de Montpellier.

Um talento inegável

Formado no Caen e nascido no La Paillade, o atacante teve um início precoce no futebol francês. Profissional desde os 16 anos, mostrou-se sempre disponível e eficaz para provar o seu valor. Transferido para a Ligue 1 há apenas três anos, conseguiu afirmar-se na equipa do Hérault e tornou-se um dos jogadores mais importantes até a sua saída.

Excelente finalizador e jogador técnico, ficou em segundo lugar (atrás de Karim Benzema) na hierarquia dos goleadores que marcaram mais golos antes dos 20 anos no século XXI. Rápido e veloz, marcou 19 golos em 33 jogos da Ligue 1 na época passada. E, embora o seu estatuto de avançado-centro possa ficar-lhe colado, também se pode distinguir nas alas. Excelente driblador, tem tudo para jogar entre os grandes.

Com tais habilidades, não é de surpreender que tenha sido associado há muito tempo a vários clubes europeus. E embora pudesse ter ido para o estrangeiro, como muitos outros jovens jogadores, preferiu ficar em França.

Sonhos de grandeza

"A apresentação de Elye no Bollaert fazia todo o sentido e, como o estádio é tradicionalmente o lar do som das buzinas dos comboios, a chegada de um atacante de alta velocidade foi bem recebida", disse Arnaud Pouille, diretor geral do clube do norte da França, através do seu site.

Para sublinhar o caráter excêntrico da contratação do avançado, o jogador e o clube levaram as coisas até o fim. Em vez de assinar o contrato a portas fechadas, Wahi fê-lo diante de todos os adeptos do Lens antes do empate com o Stade Rennais no último fim de semana.

Wahi assinou com o Lens
Wahi assinou com o LensAFP

Mas será que esse interesse pode prejudicar o jogador? A escolha de Wahi pelo Lens também não foi por acaso. O Sang et Or vai disputar a Liga dos Campeões este ano. É uma forma de ele jogar ao mais alto nível na Europa e, ao mesmo tempo, fazer nome.

Com ele, a equipa pode alcançar grandes feitos, nomeadamente no campeonato. Não há dúvida de que vai marcar golos. A questão, porém, é saber se está à altura do desafio da Liga dos Campeões. Só o tempo o dirá. Entretanto, tem de lidar com a pressão sobre os seus ombros. E, se a pressão for recompensada, o Lens terá feito uma das maiores jogadas dos últimos anos.