Mais

Exclusivo com Gideon Mensah, do Auxerre, antes do confronto com o PSG

Mensah em ação contra o Rennes
Mensah em ação contra o RennesARNAUD FINISTRE / AFP
Enquanto o Auxerre prepara-se para o difícil duelo contra o Paris Saint-Germain, esta sexta-feira, Gideon Mensah mostra-se confiante e espera uma possível surpresa.

Os comandados de Christophe Pelissier têm muito trabalho pela frente para enfrentar o atual campeão, que está invicto no Campeonato Francês.

O Auxerre vive uma boa fase, com cinco jogos de invencibilidade, incluindo quatro vitórias. A boa fase levou o clube à metade superior da tabela da Ligue 1.

"Tivemos uma boa sequência de cinco jogos sem perder e depois sofremos a nossa primeira derrota no último fim de semana, o que foi um pouco mau para nós", disse Mensah em entrevista ao Flashscore.

"Mas, no fim de contas, sabemos que a época é longa e que vai haver altos e baixos. Perdas como esta também nos dizem que, apesar de estarmos numa longa corrida, também temos de estar concentrados e conscientes de que tudo pode acontecer durante a época", acrescentou.

Embora o PSG ainda não tenha sido derrotado em 13 jogos no Campeonato Francês, a recente derrota para o Bayern de Munique e o empate em casa com o Nantes sugerem uma certa vulnerabilidade.

Mensah revela que os grandes jogos lhe dão mais motivação e reconhece o desafio que tem pela frente.

"Estou muito confiante contra o PSG. Acho que a maior parte da motivação que sinto ao jogar é quando enfrento grandes equipas. Por isso, sei que vai ser um bom jogo para mim e depois também para a equipa. Estes jogos obrigam-nos a fazer mais. O PSG ainda não perdeu no campeonato esta época e isso dá-nos a mentalidade de que não temos nada a perder e temos a oportunidade de ganhar tudo", explicou.

A maior força do Auxerre desde a conquista da Ligue 2 até o início desta temporada tem sido o seu impecável desempenho em casa. O Auxerre tem o segundo melhor desempenho em casa na Ligue 1 esta temporada, com 15 pontos em seis jogos em casa - apenas o PSG, com 19 pontos, tem mais.

O clube dominou grandes clubes como Rennes e Brest no Stade Abbe-Deschamps, e Mensah atribui o sucesso em casa aos adeptos.

"Acho que desde duas temporadas atrás, quando subimos para a Ligue 1, esse sempre foi o nosso ponto forte. Jogar em casa, com os adeptos e o ambiente a apoiar-nos, leva-nos sempre a fazer mais. Quase não temos medo de qualquer equipa que defrontemos em casa, porque mesmo que as pernas não estejam a puxar, os adeptos vão puxar por nós. Portanto, jogar contra o PSG em casa vai ser um bom teste", assumiu.

Os adeptos do Auxerre devem ter lembranças recentes do confronto com o PSG. Há duas temporadas, Kylian Mbappé marcou dois golos na primeira parte e fez o Auxerre perder por 2-1. Mensah espera que a diferença seja menor desta vez.

"Há duas épocas, a derrota por 5-0 foi quando jogámos contra eles em Paris, o que foi difícil porque estávamos a jogar fora de casa e eles foram a melhor equipa nesse jogo. Em casa, foi uma vitória muito apertada por 2-1. Isso mostra-nos que, desta vez, temos o que é preciso para vencer em casa", explicou.

A nível pessoal, Mensah já defrontou o PSG em quatro ocasiões na Ligue 1 e ainda não conseguiu evitar a derrota. O ganês espera que possa pôr fim a essa série.

"Já joguei quatro vezes contra o PSG. Os dois primeiros jogos foram quando eu estava no Bordéus. Perdemos em casa e fora contra eles. Obviamente, com o Auxerre também. Quero acabar com todas as sequências negativas da minha carreira. Gostei da sensação de jogar cinco jogos sem perder. A sensação é sempre melhor quando ganhamos um jogo contra os grandes clubes e fazemos um bom jogo para nós próprios. Perder novamente para o PSG não é algo que me agrade", assumiu.

Se o Auxerre quiser ameaçar a defesa do PSG, é provável que Hamed Traore esteja em forma. O atacante, atualmente emprestado pelo Bournemouth, marcou seis golos na Ligue 1 até agora.

Cinco desses golos foram marcados em jogos em que o Auxerre conquistou pontos esta época, o que demonstra a importância do costa-marfinense.

"É muito evidente que Hamed Traore tem sido um dos melhores jogadores para nós nesta temporada", revelou Mensah.

"Ele marcou alguns golos importantes que nos dão pontos no final do dia. Ele tem sido um jogador muito bom para nós nesta temporada e espero que continue assim. Às vezes, é preciso que os jogadores se destaquem e façam a diferença e, até agora, ele mostrou que pode fazer isso", acrescentou.

Com 19 pontos em 13 jogos da Ligue 1 até agora, o Auxerre está a tentar a almejar níveis mais altos. No entanto, Mensah continua firme e focado em manter o estatuto de Ligue 1 na próxima temporada.

"O objetivo continua a ser o mesmo. Precisamos de ficar na liga, e não importa como vamos fazer isso. Só temos de ficar no campeonato. Se ficarmos em terceiro, quarto ou quinto lugar, continuamos na liga. Por isso, o objetivo não muda para nós", explicou.

O PSG será o maior teste do Auxerre até agora nesta temporada. A partida será um indicador da evolução da equipa, mas também de Pelissier, que venceu apenas uma vez em 12 jogos contra o PSG.

Siga o Auxerre-PSG no Flashscore