"Marc Keller, acompanhado por um grupo de eleitos, vai realizar trabalhos e consultas para transformar o National numa Ligue 3 profissional no seio da Federação Francesa de Futebol, uma inovação muito importante que os clubes participantes no National há muito reclamam, com o objetivo de a lançar em 2026-2027", explicou Philippe Diallo em pormenor no final da reunião.
O presidente da 3F dá assim ao seu grupo de pilotagem um pouco mais de uma temporada para trabalhar nas soluções económicas que permitirão à futura Ligue 3 afirmar-se no panorama do futebol francês.
"Recordo que o National só é transmitido com os meios de produção da Federação", acrescentou, dando a entender que a venda dos direitos televisivos da competição, atualmente disponíveis gratuitamente na plataforma FFFTV, poderia ser uma alavanca para o financiamento desta futura Ligue 3.
Philippe Diallo gostaria de ver uma competição "atrativa e sustentável" disputada por "jogadores formados localmente", com equipas "limitadas em tamanho" e respeitando um "limite salarial" para evitar excessos financeiros.
"Quero também que esta competição seja inovadora", acrescentou. "Vou dar quase carta branca a este grupo de trabalho e ao departamento de arbitragem para serem inovadores".