Mais

Kolo Muani e o PSG procuram uma solução para o inverno

Kolo Muani no banco de suplentes durante a partida contra o Auxerre
Kolo Muani no banco de suplentes durante a partida contra o AuxerreFRANCK FIFE/AFP

Agora indesejado por Luis Enrique, Randal Kolo Muani vai ser muito provavelmente convidado a deixar o Paris Saint-Germain em breve. Mas, como manter todas as partes felizes com a abertura do mercado de inverno no dia 1 de janeiro?

Desde o início da temporada, Randal Kolo Muani jogou 453 minutos em todas as competições. Em detalhes, são 350 minutos em 10 jogos da Ligue 1, enquanto o total da Liga dos Campeões é de 103 minutos em 4 jogos.

E a situação piorou com o passar das semanas, porque até ao início do outono, o avançado foi utilizado por Luis Enrique. Chegou mesmo a ser titular - contra o Reims e o Nice. Ao mesmo tempo, Didier Deschamps nunca teve dúvidas sobre a equipa francesa. É difícil conviver com essa ambivalência, mesmo que os dois estilos de jogo sejam completamente diferentes.

Na Liga das Nações, Kolo Muani foi muito importante para os Bleus. De facto, foi decisivo em quatro ocasiões - contra a Bélgica e Israel. No entanto, com o PSG, permaneceu mudo na Liga dos Campeões, apesar de ter entrado em campo quatro vezes nos primeiros quatro jogos. Não há dúvida de que, se tivesse sido capaz de desbloquear os jogos em que os seus companheiros de equipa não conseguiram encontrar uma solução, o resultado poderia ter sido melhor.

Os números de Kolo Muani
Os números de Kolo MuaniFlashscore

Infelizmente, não foi esse o caso e o antigo jogador do Nantes não conseguiu convencer o seu treinador. Por isso, não foi convocado para os três últimos jogos da primeira metade da temporada. Agora, é difícil imaginar uma saída para o impasse sem uma mudança de clube. O perfil de Kolo Muani é claramente incompatível com o sistema implementado por Luis Enrique.

O que pode ser feito para que os jogadores se sintam bem nas próximas semanas? Nos últimos dias, surgiram vários rumores, mas será que algum deles pode tornar-se realidade?

Empréstimo ao Mónaco?

Embora já não pareça ser a tendência, em dezembro falou-se de um empréstimo ao AS Monaco. Para RKM, esta parece ser uma opção muito atrativa. Permitir-lhe-ia recuperar algum tempo de jogo numa equipa que estaria muito mais adaptada às suas qualidades. Ele nunca jogou sob o comando de Adi Hütter, mas ambos jogaram no Eintracht Frankfurt, e não há dúvida de que isso poderia levar a uma parceria eficaz.

A permanência na Ligue 1 também permitiria que Kolo Muani continuasse a ser exposto. Não há grandes competições internacionais em 2025, mas o objetivo é manter o seu lugar nos Bleus. O ASM deve ser suficiente para Deschamps. Atualmente na corrida para a Liga dos Campeões, o clube do Rochedo seria reforçado pelo número 23 de Paris.

No entanto, há vários obstáculos para o negócio. A nível financeiro, será difícil chegar a um acordo, uma vez que os dirigentes do Mónaco não devem ter meios para pagar o jogador de Bondy. Em segundo lugar, mesmo que um empréstimo seja possível, será que os dois clubes chegarão a um acordo sobre as condições? Não com certeza, até porque o PSG estaria a dar mais munições a um rival para toda a segunda metade da época. Nos últimos anos, o clube da capital não tem feito disso um hábito.

Agora, com o mercado de transferências de inverno prestes a abrir na Europa, a única opção viável parece ser o exterior...

Rumo ao estrangeiro?

Nos últimos dias, várias ligas importantes têm falado da possibilidade de uma transferência. Na Premier League, o Manchester United estaria interessado. Na Serie A, o Milan teria feito uma primeira abordagem, enquanto na Bundesliga, o Bayern de Munique teria feito consultas. De qualquer forma, uma transferência para um clube assim seria um passo positivo para Kolo Muani.

Aos 26 anos, o jogador ainda tem muitos anos pela frente, mas precisa de ter tempo de jogo. Além disso, se conseguir fazê-lo numa equipa de prestígio, isso poderá abrir-lhe as portas. Depois disso, cabe-lhe a ele mostrar que é capaz de se adaptar a um ambiente competitivo. Mas, neste momento, sair de França parece ser a opção mais provável para ele. No entanto, ao mesmo tempo, é natural que o PSG queira lucrar. E depois de ter gasto 95 milhões de euros há um ano e meio, o futuro comprador poderá ter de abrir o livro de cheques.

Avaliado em 30 milhões de euros, o valor de Kolo Muani baixou drasticamente. A solução ideal seria, portanto, uma transferência por empréstimo para um clube estrangeiro, talvez da Bundesliga, onde o jogador já teve um bom desempenho. Apesar dos vários parâmetros, as duas partes não têm outra opção senão encontrar uma solução durante o mês de janeiro.