Lesões, insultos e golos: os altos e baixos de Neymar no PSG

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lesões, insultos e golos: os altos e baixos de Neymar no PSG
Neymar passou seis temporadas no Paris Saint-Germain
Neymar passou seis temporadas no Paris Saint-Germain
Profimedia
Neymar viveu várias vidas no Paris Saint-Germain: decisivo, frágil, rebelde, alegre, revoltado, e no fim ficou a sensação de que nunca foi plenamente feliz na capital francesa. É de lá que o brasileiro parte agora rumo ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.

O craque foi apresentado oficialmente pelo clube saudita esta terça-feira, onde assinou contrato por duas temporadas. Neymar receberá cerca de 370 milhões de euros em salários no período de vínculo com o Al-Hilal.

O anúncio encerra oficialmente a passagem de seis anos de Neymar pelo PSG. Relembre alguns dos momentos marcantes da passagem do jogador por Paris.

14 de agosto de 2017: início promissor

O PSG apresentou o novo astro, contratado ao Barcelona pelo valor recorde de 222 milhões de euros, a 14 de agosto de 2017. Com um golo e uma assistência contra o Guingamp, Neymar começou a brilhar.

"Sinto-me em casa por causa dos meus companheiros. Todos, não só os brasileiros, deixaram-me à vontade e tranquilo. Parece que estou cá há muito tempo", afirmou a nova atração do campeonato francês.

Neymar foi apresentado no PSG em agosto de 2017
Profimedia

25 de fevereiro de 2018: de tensões a lesões

O "penaltigate", em que se envolveu com o uruguaio Edinson Cavani no início da temporada, para saber qual dos dois cobraria as grandes penalidades é o primeiro momento de tensão no seu período em Paris.

Mas não é nada comparado ao que aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2018, durante uma partida da Taça de França contra o Olympique de Marselha: Neymar lesionou-se no pé direito, uma fissura no quinto metatarso. Esse foi o anúncio de uma temporada fracassada, com a eliminação nos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, e o início de uma longa série de lesões para o avançado brasileiro.

6 de março de 2019: "adolescente rebelde"

Em 23 de janeiro de 2019, Neymar lesionou-se novamente: após uma série de choques com Moataz Zemzemi, jogador do Estrasburgo em jogo da Taça de França, e voltou a sentir dores no pé direito. Fruto disso, somou mais três meses de ausência e deceções para a sua equipa, que mais uma vez caiu nos oitavos de final da Liga dos Campeões, contra o Manchester United (2-0 e 1-3).

Após o jogo, Neymar descontrolou-se e insultou os árbitros nas redes sociais: "Isto é uma vergonha. Ainda colocam quatro árbitros que não entendem de futebol para ficar a ver o lance em câmera lenta. isto não existe!".

De volta aos relvados no final de abril, manifestou a sua raiva ao dar um soco num adepto que o incomodava após a derrota na final da Taça de França contra o Rennes. "Não se pode fazer isso", criticou o seu treinador Thomas Tuchel no dia seguinte ao gesto.

Por cada uma de suas duas ações, Neymar sofreu três jogos de suspensão, que no caso da Liga dos Campeões foi reduzido para dois após recurso.

23 de agosto de 2020: felicidade e tristeza

Neymar sente-se cada vez melhor em Paris e chega ao seu auge na temporada 2019/20, apesar do encerramento prematuro do campeonato francês devido à pandemia da covid-19. No PSG conquistou os quatro troféus nacionais, antes da Final 8 da Liga dos Campeões. Em Lisboa, livre de problemas físicos, conseguiu levar a equipa à primeira final de Liga dos Campeões da sua história.

Neymar chora após a derrota na final da Liga dos Campeões em 2020
Profimedia

A parceria com Kylian Mbappé é evidente mas nem ele nem o francês marcaram em Portugal. Na final, o clube parisiense pagou o preço dos erros nas finalizações e o Bayern venceu por 1-0. Numa das derrotas mais dolorosas da carreira, Neymar deixou o campo à beira das lágrimas.

13 de abril de 2021: magistral em Munique

A vingança contra o Bayern veio menos de um ano depois, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Na partida da primeira mão, na Alemanha, sob a neve, Neymar conseguiu fazer duas assistências na vitória por 3-2. No jogo da segunda mão, a 13 de abril, no Parque dos Príncipes, o camisola 10 brilhou apesar da derrota. Contra Manuel Neuer, acertou três bolas nos postes e dominou o jogo.

Nas meias-finais contra o Manchester City, o brasileiro dececionou. Quatro dias antes do duelo da segunda mão, perdido por 2-0, renovou contrato até 2025 com o PSG.

9 de março de 2022: derrocada contra o Real Madrid

Autor de uma assistência de calcanhar para Mbappé no jogo da primeira mão contra o Real Madrid, nos oitavos de final da Liga dos Campeões (vitória do PSG por 1-0), Neymar voltou a fazer uma assistência para o francês na partida da segunda mão.

Mas, como a sua equipa, teve um apagão durante o segundo tempo, e assistiu a uma das maiores reviravoltas da história da Liga dos Campeões. Um dos três golos marcados por Benzema surgiu numa bola perdida por Neymar. Após o jogo, a imprensa espanhola chegou a noticiar um confronto entre o brasileiro e Donnarumma, que Neymar desmentiu nas redes sociais.

3 de maio de 2023: "Fora Neymar!"

Depois de um início de temporada incrível com o PSG, Neymar sofreu com a eliminação do Brasil nos quartos de final do Campeonato do Mundo de 2022. A temporada foi interrompida por uma nova lesão no tornozelo em março. Ausente no que restou da temporada, tornou-se alvo dos ultras parisienses, que entram em conflito com a direção em torno do futuro do clube.

"Fora Neymar!", cantaram várias dezenas de adeptos vestidos de preto, reunidos em frente da casa do jogador em Bougival, na região de Paris. Três meses depois, o brasileiro rumou à Arábia Saudita.