Mais

Liga dos Campeões: Quem vai assumir a liderança do ataque do Nice?

Bouanani a festejar o golo contra o Brest, em maio passado
Bouanani a festejar o golo contra o Brest, em maio passadoSYLVAIN THOMAS/AFP

Depois de seis jogos amigáveis em julho, o Nice prepara-se para iniciar a campanha europeia contra o Benfica na quarta-feira. No entanto, sem Evann Guessand, a equipa de Franck Haise está sem um líder ofensivo numa altura em que a parada é alta.

Siga o Nice - Benfica com o Flashscore

Ausente do jogo de quarta-feira no Allianz Rivieira com uma dor no joelho, Guessand vai, compreensivelmente, fazer falta aos seus companheiros de equipa numa altura em que o adversário parece ser favorito. Florian Maurice confirmou esta semana a retirada do goleador: "Para os próximos jogos, ele não pode jogar".

O diretor desportivo do Nice também deu mais informações sobre a situação do seu jogador em relação à janela de transferências de verão. Guessand está à beira de uma transferência há várias semanas e ainda não encontrou uma nova base.

"Evann é um jogador muito importante e fez uma grande época. Alguns clubes estão interessados. Mas não há nada de concreto. Tivemos ofertas e ele também. As três partes têm de chegar a acordo. Mas não é esse o caso. Portanto, agora ele é um jogador do Nice", acrescentou Maurice.

Autor de 12 golos e 9 assistências em 33 jogos da Ligue 1 na época passada, Guessand atraiu o interesse de vários clubes. Avaliado em 24,1 milhões de euros pelo Flashscore, o jogador de Ajaccio pode render uma bela quantia ao Nice neste verão.

Na verdade, na noite de terça-feira, o L'Équipe e o Foot Mercato noticiaram que um acordo havia sido alcançado entre todas as partes e o Aston Villa. O clube da Côte d'Azur deverá receber 35 milhões de euros.

De momento, no entanto, o jogo mais importante é a dupla jornada contra o Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Há um ano, o Lille conseguiu, nomeadamente, ultrapassar o obstáculo do Fenerbahçe. Les Aiglons têm que negociar um sorteio mais complexo, enquanto é difícil ver quem será capaz de se qualificar. Franck Haise conta com vários jogadores que já provaram o seu valor, mas que não carregam a equipa.

Terem Moffi, Sofiane Diop, Mohamed-Ali Cho, Badredine Bouanani e o sueco Isak Jansson parecem encaixar nos planos do treinador.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Os jogadores à disposição dos Aiglons são particularmente competentes. O problema é que as lesões têm afetado o balneário nos últimos meses.

Diop voltará a jogar nesta quarta-feira, enquanto Cho é dúvida. Mas esses dois não jogaram um minuto sequer em particulares. Moffi, por outro lado, vem se preparando e tem chances de ser titular, assim como Bouanani. E, neste momento, ambos parecem poder fazer a diferença no movimento final.

Quanto ao nigeriano, o seu talento já foi reconhecido, mas as lesões afectaram-no em 2024/25. É evidente que Haise espera muito do seu avançado, mas há falta de certezas. O mesmo não acontece com Bouanani, que vem da sua primeira época completa no futebol profissional. Aos 20 anos, é um dos jovens talentos mais promissores da Ligue 1. Apesar de ter marcado apenas três golos e feito três assistências em 26 jogos, Bouanani provou que tem capacidade para assumir o papel de líder do ataque.

Excelente driblador e tecnicamente dotado, o internacional argelino precisa ainda de melhorar a sua finalização, mas a margem é alcançável a curto prazo.

Resta saber se o Benfica conseguirá vencero Nice... O desafio promete ser muito difícil, mas esta equipa já mostrou que é capaz de se unir para atingir os seus objectivos.

Os números de Bouanani
Os números de BouananiFlashscore