Mais

Ligue 1: 10 jovens a acompanhar na época 2025/2026

Joaquin Panichelli assinou contrato com o Estrasburgo este verão
Joaquin Panichelli assinou contrato com o Estrasburgo este verãoPhoto par FLORENCIA TAN JUN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Descubra os jovens talentos a ter em conta na nova época 2025/2026 da Ligue 1.

Darryl Bakola - 17 anos - Olympique de Marselha

Bakola assina o seu contrato.
Bakola assina o seu contrato.om.fr

A promessa mais jovem deste top, Bakola assinou o seu primeiro contrato com o Olympique de Marselha em setembro de 2024. Assim, teve oportunidade de jogar duas vezes pela equipa principal e foi totalmente lançado por Roberto De Zerbi.

Ainda em fase de adaptação, tem uma grande explosão, o que não é pouco para um médio. Além disso, a sua taxa de eficácia de passe é de 92,3% nos jogos que disputou pelo Marselha.

Precisa de trabalhar mais se quiser ter mais minutos esta época.

Djaoui Cissé - 21 anos - Rennes

Djaoui Cissé comemora o seu golo contra o Montpellier
Djaoui Cissé comemora o seu golo contra o MontpellierSYLVAIN THOMAS / AFP

Formado pelos Rouge et Noir, o médio tem já uma grande experiência no futebol profissional, tendo disputado 16 jogos na época 2024/25. A sua excelente leitura do jogo e a sua capacidade de passe fazem dele um jogador importante em campo. A sua altura (1,88 m) é também um dos seus principais trunfos, pois pode utilizá-la para marcar presença no meio-campo, tirando partido da sua finesse.

Com a sua audácia, Habib Beye gostou logo dele e deu-lhe uma titularidade atrás da outra. Terá de provar o seu valor e continuar a crescer esta época, mas parece já estar no bom caminho.

Ruben Kluivert - 24 anos - Olympique Lyon

Ruben Kluivert na época passada
Ruben Kluivert na época passadaJOSE MANUEL ALVAREZ REY / NurPhoto / NurPhoto via AFP

A dinastia Kluivert continua a avançar em França. No Lyon, o defesa-central experimentará pela primeira vez a vida numa liga do top-5 e, acima de tudo, terá de estar à altura do desafio que representa a versão 2025-2026 do Lyon.

Seguindo as pisadas de Paulo Fonseca, o jogador não só tem uma boa presença defensiva, como também um importante jogo de cabeça. Isto permitir-lhe-á estar presente nos lances de bola parada. É também um bom recuperador de bola e capaz de jogar com a linha defensiva subida. São trunfos importantes que farão parte do jogo do Lyon.

Otávio - 22 anos - Paris FC

Otavio na Liga Europa com o FC Porto
Otavio na Liga Europa com o FC PortoJOSE MANUEL ALVAREZ REY / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Otávio é o novo defesa-central do Paris FC. Formado no Flamengo e com passagem dececionante pelo FC Porto, o jogador tem uma vasta experiência e será uma boa adição ao plantel do Paris FC se entrar em campo esta época.

Com o seu perfil polivalente, o jogador representa uma grande aquisição para os próximos anos. O seu posicionamento, a sua maturidade técnica e a sua capacidade atlética farão dele um baluarte importante este ano.

"É um defesa com um perfil que não tínhamos antes, com um grande potencial e qualidades muito fortes. Cabe a nós integrá-lo bem para que tudo corra da melhor maneira possível", explicou François Ferracci, diretor esportivo do Paris FC, na época de sua contratação.

Tudo isto deve encorajar o jovem futebolista a ter um bom desempenho.

Louis Leroux - 19 anos - Nantes

Louis Leroux comemora a manutenção do Nantes
Louis Leroux comemora a manutenção do NantesFRED TANNEAU / AFP

Formado no Nantes, Leroux profissionalizou-se na temporada passada nos Canários. O médio de 19 anos foi utilizado 18 vezes por Antoine Kombouaré. Um bom total considerando a sua juventude, mas não insignificante quando se olha mais de perto para as suas performances.

Leroux tem um leque de soluções bastante completo. Defensivamente, tem uma boa leitura do jogo, o que lhe permite intercetar bolas rapidamente e fazer os recuos certos. Por outro lado, pode distribuir eficazmente as bolas pelos seus companheiros ou iniciar as fases de ataque.

Além disso, no ano passado, marcou dois golos e fez uma assistência na Ligue 1. Não há dúvidas, portanto, de que fará parte da história de sucesso do Nantes este ano, ajudando o clube a lutar pela manutenção na competição.

Maxi Oyedele - 20 anos - Estrasburgo

Maxi Oyedele
Maxi OyedelePhoto par RAFAL OLEKSIEWICZ / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Médio ofensivo polaco que chegou a Estrasburgo este verão, proveniente do Legia Varsóvia, Maximilian Oyedele foi treinado pelo Manchester United desde os 8 anos de idade. Produto de uma geração muito promissora, em que conviveu com jogadores como Alejandro Garnacho, Kobbie Mainoo e Marc Jurado, nunca teve oportunidade na equipa principal dos Red Devils e teve de ser emprestado ao Altrincham (National League) e depois ao Forest Green Rovers (League Two) antes de se juntar ao Legia.

Filho de pai nigeriano e mãe polaca, mas tendo vivido toda a sua vida em Inglaterra, o jogador natural de Salford (nos arredores de Manchester) escolheu desde cedo representar a Polónia, que considera "a sua segunda casa". Foi na Polónia que provou o seu valor na última época, ao serviço do Legia, onde se tornou titular em muito pouco tempo e conquistou a Taça da Polónia.

Calmo, trabalhador e líder em campo, foi contratado por seis milhões de euros pelo Estrasburgo, que espera fazer dele um sucessor digno de Andrey Santos, que regressou ao Chelsea após o sucesso do empréstimo na Alsácia na última temporada.

Joaquín Panichelli - 22 anos - Estrasburgo

Joaquin Panichelli
Joaquin PanichelliPhoto par FLORENCIA TAN JUN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Um dos recordes de transferências do Estrasburgo. Contratado ao Alavés por 16,5 milhões de euros, o avançado argentino, melhor marcador da LaLiga 2 na época passada com o Mirandés (21 golos e 8 assistências em 44 jogos), é aguardado com expectativa na Alsácia. Joaquin Panichelli, que foi dispensado pelo River Plate e passou a integrar a equipa de reservas do Alavés em janeiro de 2023, tem um destino surpreendente. O seu primeiro jogo como profissional terá lugar a 5 de maio de 2023, contra o Granada.

Depois de sofrer uma rotura dos ligamentos cruzados que o impediu de jogar durante toda a época de 2023-24, recuperou na época seguinte com o Mirandés, que chegou à final do play-off de subida à LaLiga.

Um colosso de 1,90 m, poderoso nos duelos e com uma presença forte nas zonas de ataque, a sua evolução física durante a convalescença tornou-o mais robusto, o que lhe valeu comparações com Ludovic Ajorque pelo seu estilo de pivot aéreo. Descreve-se como um modelo, combinando a finalização de Benzema com a musculatura de Giroud.

Samson Baidoo - 21 anos - RC Lens

Samson Baidoo
Samson BaidooPhoto par SEVERIN AICHBAUER / APA-PictureDesk / APA-PictureDesk via AFP

Seguindo os passos de Kevin Danso, o jovem defesa austríaco chegou ao RC Lens neste verão, vindo do Red Bull Salzburgo, onde disputou 70 jogos. De facto, Baidoo afirma ter falado com o antigo defesa-central austríaco do RC Lens, atualmente no Tottenham, antes de se juntar ao clube nortenho, tendo até feito uma videochamada logo após assinar com o Lens.

Já internacional austríaco (1 internacionalização), o novo número 6 do Lens começou a sua carreira como avançado, antes de ser transferido para a defesa quando entrou para o Grazer AK e depois para a academia do Red Bull Salzburgo, aos 14 anos.

Tecnicamente, tem todos os atributos de um defesa moderno: imponente (1,86 m), técnico e calmo com a bola, combina atletismo e inteligência, tal como Dayot Upamecano e Antonio Rüdiger, que cita como suas influências. É também um excelente lançador, capaz de bater a bola com os pés.

Marius Broholm - 20 anos - Lille

Marius Broholm
Marius BroholmPhoto par FRANCOIS LO PRESTI / AFP

Contratado para substituir Edon Zhegrova, o jovem lateral-direito norueguês chega ao Lille com o desejo de provar o seu valor numa das cinco principais ligas da Europa. Formado no Rosenborg, fez a sua estreia profissional em 27 de julho de 2021 na Taça da Noruega como substituto do ex-jogador da Ligue 1 Anders Konradsen, marcando o seu primeiro golo na vitória por 7-0.

Depois de um período de empréstimo bem-sucedido na D2 norueguesa, com 7 golos em 27 jogos, Marius Broholm foi nomeado Jogador do Ano do Rosenborg em 2024, depois de marcar 10 golos em 31 jogos pelo clube de origem. Internacional sub-23 com a Noruega, foi contratado pelo Lille por um cheque de seis milhões de euros.

Jogador canhoto que atua principalmente na ala direita, Broholm é conhecido pela sua velocidade, capacidade de drible e eficácia no um contra um. Também tem uma grande inteligência de jogo, um bom toque final e um grande compromisso com o trabalho defensivo, embora ainda precise de melhorar fisicamente para enfrentar os duelos que a Ligue 1 exige.

Jonathan Fischer - 23 anos - FC Metz

Jonathan Fischer
Jonathan FischerBildbyran / ddp USA / Profimedia

Impressionante nos treinos antes do início da Ligue 1, o jovem guarda-redes dinamarquês chegou ao Metz este verão proveniente do Fredrikstad por três milhões de euros e deverá ser o novo número 1 da baliza do Metz após a saída de Oukidja. Formado no Akademisk Boldklub antes de ser promovido à equipa principal, estreou-se na terceira divisão dinamarquesa com apenas 17 anos, antes de ser transferido para o Hobro IK (D2 dinamarquesa).

Mas foi no Fredrikstad FK, promovido à primeira divisão norueguesa, que explodiu. Em 2024, Fischer fez 35 jogos e 17 jogos sem sofrer golos, conduzindo o seu clube à vitória na Taça da Noruega contra o Molde no desempate por grandes penalidades (0-0 a.p., 5-4 g.p).

Muito alto (1,97 m), e canhoto, destaca-se no jogo aéreo e na linha de baliza. Apreciado pelo seu jogo de pés controlado, encarna o perfil moderno de um guarda-redes ativo no ressalto. A propósito, irá tornar-se no sexto dinamarquês da história a vestir as cores do clube de Moselle, o primeiro desde Hening Jensen em 1972.