Mais

Ligue 1: Adeptos do Nantes proibidos de se deslocarem a Nice

Adeptos do Nantes a 15 de março.
Adeptos do Nantes a 15 de março.SEBASTIEN SALOM-GOMIS/AFP
Os adeptos do Nantes foram proibidos de viajar para o jogo do seu clube contra o Nice na sexta-feira, durante a 28.ª jornada da Ligue 1, de acordo com uma ordem do Ministro do Interior.

Acompanhe as incidências da partida

A ordem refere-se a um "risco real e grave de confronto" entre os adeptos do Nantes e do Nice durante o jogo entre as duas equipas, às 19:45 de sexta-feira, no estádio Allianz Riviera, em Nice.

As "relações" entre os adeptos das duas equipas são "marcadas pela animosidade desde há muitos anos" e "este forte antagonismo conduziu, em várias ocasiões, a graves confrontos", refere a ordem.

"Esta violência atingiu o auge a 2 de dezembro de 2023", quando, antes do jogo entre os dois clubes em Nantes, rebentou uma rixa "no centro da cidade entre adeptos do Nantes e do Nice". Um adepto do Nantes foi esfaqueado até à morte durante o incidente, que está a ser investigado por um motorista da VTC.

A partir de sexta-feira, "a deslocação individual ou colctiva, por qualquer meio, de qualquer pessoa que se declare adepta" do Nantes ou que se comporte como tal, é "proibida entre as comunas do departamento de Loire-Atlantique, por um lado, e a comuna de Nice, por outro", indica a ordem.

O texto indica ainda que as deslocações dos adeptos do Nantes são "muito frequentemente fonte de perturbação da ordem pública devido ao comportamento violento de certos adeptos" e que, durante os jogos em casa, "certos adeptos" do Nice "adoptam frequentemente comportamentos violentos".