Mais

Ligue 1: Adeptos do Saint-Étienne proibidos de se deslocarem a Marselha no sábado

Adeptos do Saint-Étienne no passado fim de semana
Adeptos do Saint-Étienne no passado fim de semanaJEAN-PHILIPPE KSIAZEK/AFP
Os adeptos do AS Saint-Étienne foram proibidos de viajar para o jogo de sábado no terreno do Marselha na 22.ª jornada da Ligue 1, de acordo com uma ordem emitida pelo Ministro do Interior na quarta-feira.

A ordem refere-se a "um risco real e grave de confronto" entre os adeptos do Saint-Étienne e do Marselha durante o jogo entre as duas equipas, às 16:00 de sábado, no Orange Velodrome, em Marselha.

"As relações entre os adeptos" das duas equipas são "animadas desde há muitos anos" e "este forte antagonismo conduziu em várias ocasiões a confrontos graves", refere o comunicado.

A partir de sábado, "da meia-noite à meia-noite, é proibida a deslocação individual ou coletiva, por qualquer meio, de qualquer pessoa que se declare adepta da Association Sportive de Saint-Étienne ou que se comporte como tal, entre as comunas do departamento do Loire, por um lado, e a comuna de Marselha (Bouches-du-Rhône), por outro".

A portaria alega que, por um lado, as deslocações do Saint-Étienne são "muito frequentemente fonte de perturbação da ordem pública devido ao comportamento violento de certos adeptos" e que, por outro lado, "certos adeptos" do Olympique de Marselha"têm frequentemente comportamentos violentos nas imediações e no interior dos estádios".

A título de exemplo, o despacho cita um incidente ocorrido em 2 de março de 2024, quando "os adeptos do Saint-Etienne emboscaram os adeptos do Marselha na autoestrada A72, atirando tijolos contra os autocarros que regressavam de um jogo em Clermont-Ferrand".

Em dezembro de 2024, antes de um jogo entre o Saint-Étienne e o Marselha, entre 200 e 250 adeptos do Marselha violaram igualmente as proibições de circulação e "aproximaram-se do estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne, exigindo a intervenção da polícia", segundo a mesma fonte.