Mais

Ligue 1: Brest só com a cabeça no campeonato quer atrasar o Lyon

Mahdi Camara marcou um golo e fez uma assistência na primeira volta contra o Lyon
Mahdi Camara marcou um golo e fez uma assistência na primeira volta contra o LyonSEBASTIEN BOZON / AFP
Depois de ser eliminado da Liga dos Campeões e da Taça de França, o Brest pode agora olhar para a última etapa da Ligue 1 sem segundas intenções. Um resultado positivo diante do Lyon, no domingo, colocará os Piratas no caminho certo para se tornarem um legítimo candidato às vagas europeias.

O Brest foi eliminado da Taça de França e da Liga dos Campeões. Apesar da derrota por 7-0 para o PSG no Parc des Princes no jogo da seguda mão, os Piratas já esperavam que a sua aventura europeia chegasse ao fim nesta fase. Por outro lado, ser eliminado por um clube da Ligue 2 depois de estar a vecner por 2-0 foi um pouco mais complicado, já que as portas para as meias-finais estavam abertas, mesmo que isso significasse um novo confronto com o clube parisiense, se o sorteio de quinta-feira à noite fosse um dado adquirido.

De qualquer forma, o Brest só tem o campeonato pela frente e, com cinco pontos nos últimos três jogos, o regresso à Europa ainda está ao seu alcance. Em nono lugar, o clube do Finistère está a apenas três pontos do Lyon, seu rival de domingo. Uma vitória pode fazer com que as coisas voltem a andar, enquanto uma derrota pode ser muito dolorosa.

Há seis semanas, a visita do Lyon ao Francis-Le Blé terminou com uma vitória por 2-1 mais eloquente do que o marcador poderia sugerir. Acima de tudo, o primeiro tempo foi totalmente controlado e os golos foram magníficos... até que Jordan Veretout reduziu a desvantagem nos acréscimos. Um aviso sem custos.

Desde então, Pierre Sage foi despedido e Paulo Fonseca assumiu o comando em 4 jogos, com um registo misto de 2 vitórias e 2 derrotas contra o Marselha e o PSG. O Lyon pode ganhar muito contra as equipas do fundo da tabela (Reims 4-0 , Montpellier 4-1), mas tem dificuldades contra as do topo, onde as falhas defensivas são proibitivas.

Será que os Ty'Zefs vão conseguir tirar proveito disso? Afinal, eles têm uma lista de jogos acessível, com Angers, Reims e Toulouse ao seu alcance. Na última temporada, o clube conseguiu manter-se entre os quatro primeiros colocados. Desta vez, com a experiência adquirida ao longo dos últimos 18 meses, o SB29 tem hipóteses de se apurar para a Europa. Passaria assim a estar permanentemente entre os melhores clubes franceses, tornando-se mais atrativo tanto para os jovens talentos à procura de um trampolim como para os jogadores que procuram estabilidade e ambição.

Siga o Lyon - Brest no Flashscore