Mais

Ligue 1: Calendário revelado para a época 2025/26 com dérbi parisiense a abrir 2026

Foto ilustrativa.
Foto ilustrativa.MATTHIEU MIRVILLE/DPPI via AFP
O primeiro clássico da temporada entre Olympique de Marselha e PSG será disputado em 21 de setembro em Marselha, e o primeiro clássico parisiense no fim de semana de 4 de janeiro de 2026, de acordo com o calendário que a Ligue de Football Professionnel(LFP) publicou esta sexta-feira.

O Lyon, que foi despromovido administrativamente para a Ligue 2, está incluído no calendário da primeira divisão para a temporada 2025/26. Enquanto se aguarda o resultado do recurso perante o comité de recursos da Direção Nacional de Controlo de Gestão (DNCG), o clube de John Textor permanece no programa, com uma viagem a Lens para a primeira jornada no fim de semana de 17 de agosto.

A LFP tinha precisado que os seus calendários estavam "estabelecidos sob reserva dos procedimentos em curso e de eventuais recursos".

Os dérbis PSG-Paris FC estão previstos para o fim de semana de 4 de janeiro, no Parque dos Príncipes, e a última jornada, a 16 de maio, em Jean-Bouin.

A LFP terá de fazer malabarismos com o calendário dos jogos entre os dois clubes da capital, cujos dois estádios estão separados por apenas uma rua. Além disso, o clube promovido tem de partilhar o Jean-Bouin com o clube de râguebi Stade Français. Este foi um dos "condicionalismos extremamente graves" identificados pela LFP aquando da elaboração da sua lista de jogos.

Os dois clubes de futebol, o clube de râguebi, as respecivas ligas e as autoridades parisienses terão de se reunir regularmente para garantir que o Paris FC e o PSG não joguem no mesmo dia nos seus estádios. Na primeira jornada, PSG e Paris FC jogam ambos fora de casa. 

A primeira jornada, no fim de semana de 17 de agosto, será aberta com um Rennes-Marseille e um clássico do Este Metz-Estrasburgo, entre outros. O jogo do Paris Saint-Germain com o Nantes deverá ser adiado, uma vez que os vencedores da Liga dos Campeões vão defrontar o Tottenham na Supertaça Europeia, a 13 de agosto, em Udine (Itália).