Mais

Ligue 1: Cinco jogadores que se destacaram na primeira metade da época

Jonathan David é o melhor marcador da temporada
Jonathan David é o melhor marcador da temporadaSAMEER AL-DOUMY/AFP
A primeira metade da temporada acaba de chegar ao fim e é hora de fazer um balanço. Descubra abaixo os jogadores que chamaram a atenção do Flashscore.

Jonathan David (Lille)

Com 11 golos em 15 jogos, Jonathan David é o melhor marcador do campeonato francês, um dos homens-chave de Bruno Génésio. O canadiano marcou em momentos-chave para o Lille, como no Derby du Nord contra o Lens. Presença constante nas defesas adversárias, o canadiano espera terminar a temporada 2024/25 em alta, que será quase certamente sua última com a camisa do Lille, já que seu contrato termina em junho próximo.

Os números de Jonathan David
Os números de Jonathan DavidFlashscore

Achraf Hakimi (PSG)

Melhor jogador da sua posição na Ligue 1 de acordo com numerosas estatísticas, o marroquino é, sem dúvida, um dos melhores jogadores do campeonato. No PSG, Hakimi é talvez o melhor jogador, e o técnico Luis Enrique não hesita em elogiá-lo e dar-lhe responsabilidades sempre que pode. Com a pausa de inverno à porta, é evidente que o lateral-direito se tornou uma força a ter em conta e que a sua influência em França não pára de crescer. Se ele conseguir manter esse nível de jogo, não há dúvida de que a equipe parisiense será capaz de fazer melhor na primavera.

Os números de Hakimi
Os números de HakimiFlashscore

Andrey Santos (Estrasburgo)

E se o médio brasileiro fosse a surpresa da Ligue 1 no início da temporada? Andrey Santos mostrou todo o potencial com a camisola do Estrasburgo, fazendo parte de uma equipa que teve um bom desempenho nas primeiras semanas da competição. Além de ter marcado seis golos em 14 jogos - o que é um feito impressionante para um jogador da sua posição -, o brasileiro forma uma dupla de meio-campo excecional com Habib Diarra, dando muita segurança ao treinador inglês Liam Rosenior. Emprestado pelo Chelsea, Santos quer repetir as boas atuações de 2025, antes de ser lançado na Premier League.

Os números de Andrey
Os números de AndreyFlashscore

Mason Greenwood (Marselha)

Ele é, sem dúvida, o melhor jogador da Ligue 1 quando se olha para o potencial. Por obra do destino, o atacante inglês foi parar no Marselha aos 23 anos, numa fase da carreira futebolística em que deveria estar "quase no auge". Mason Greenwood não desiludiu durante a primeira metade da época, mas também não foi tão brilhante como seria de esperar. Quando o Marselha não estava bem, nunca conseguiu assumir o comando e tirar a sua equipa de apuros. No entanto, quando as coisas correm bem, o avançado do Marselha mostra todo o seu talento com a mais pequena captura de bola, o mais pequeno controlo, a mais pequena aceleração ou o mais pequeno remate. Ele já marcou 10 golos em 15 jogos.

Os números de Greenwood
Os números de GreenwoodFlashscore

Rayan Cherki (Lyon)

E se o médio de 21 anos estivesse prestes a explodir? Descoberto desde muito cedo na formação do Lyon, Cherki teve de lidar com expectativas muito altas. Assim que se tornou profissional, o camisola 18 viu os holofotes voltarem-se para ele. E, inevitavelmente, nem sempre é fácil lidar com isso. Em campo, o seu desempenho nunca foi fora do comum, mas, desde o outono, ele deu uma guinada visível. Provavelmente, isso se deve em parte ao seu papel na organização do jogo de Pierre Sage. Tanto que, atualmente, há pedidos para que ele seja convocado para a seleção francesa. A resposta virá em março. Enquanto isso, o mais difícil ainda está por vir: manter o ritmo.

Os números de Cherki
Os números de CherkiFlashscore