A França garantiu a presença de três clubes na principal competição europeia de clubes na próxima época e um quarto terá de passar pela fase de qualificação.
Seis equipas estão na luta pela qualificação para a Liga dos Campeões (excluindo o PSG, que já tem um lugar garantido), separadas por apenas cinco pontos: Mónaco (53 pontos), Marselha (52), Lyon (51), Lille e Estrasburgo (50) e Nice (48).
Dois deles defrontam-se na 30.ª jornada, Mónaco e Estrasburgo, e uma vitória do conjunto do Principado deixá-lo-ia mais perto da meta.
O resto do pelotão também terá trabalho nesta jornada , já que dois deles, Marselha e Lyon, disputam clássicos contra Montpellier (18.º) e Saint-Étienne (17.º), os dois últimos classificados da Ligue 1, que também estão a jogar as últimas oportunidades de permanecer na primeira divisão.
O Olympique de Marselha, por sua vez, não pode se dar ao luxo de cometer mais erros, pois perdeu cinco dos últimos sete jogos e foi goleado por 3-0 pelo Mónaco no último fim de semana.
O Lille, por sua vez, recebe o Auxerre (10.º), uma boa oportunidade para tentar se aproximar do pódio, assim como o Nice, que joga em casa contra o Angers (14.º).
Com as meias-finais da Liga dos Campeões para trás e com o título assegurado desde o fim de semana passado, o PSG recebe o Le Havre (16.º), uma oportunidade para o treinador parisiense, Luis Enrique, dar oportunidades aos jogadores menos regulares.
