Mais

Ligue 1: Dembélé bisa no triunfo do Paris SG (2-1), Lens vence o Le Havre (1-2)

Atualizado
Dembélé decidiu a partida para o PSG
Dembélé decidiu a partida para o PSGFRANCK FIFE/AFP
O RC Lens venceu fora de casa o Le Havre (1-2) neste domingo, pela 17.ª jornada da Ligue 1. Ayew abriu o marcador, com Koyalipou e Machado a ajudarem o Lens a subir novamente na tabela. No domingo à noite, no Parc des Princes, o Paris Saint-Germain fez uso da lógica e venceu o Saint-Étienne com relativa facilidade (2-1).

Paris SG 2-1 Saint-Étienne

Ousmane Dembélé abriu o marcador para a sua equipa com dois golos no primeiro tempo. O camisola 10, que está em boa forma há várias semanas, continuou a sua boa forma este domingo.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Desde os primeiros minutos foram os Verts que mostraram a sua superioridade. Com a bola, a verticalidade era grande e, sem ela, a pressão sobre a defesa parisiense era muito alta. Como consequência direta, a equipa de Luis Enrique já estava em alerta. No ataque, foi o georgiano Zuriko Davitashvili quem mais se destacou, e o Paris SG tinha todos os motivos para estar atento a ele durante toda a partida.

Taticamente, Bradley Barcola e os seus companheiros tiveram uma certa vantagem desde o início, pois dispõem de muito espaço quando ultrapassam a primeira linha de pressão. No entanto, ainda era preciso ser eficaz no terço final. Aos dez minutos de jogo, não era esse o caso, embora Ousmane Dembélé, Senny Mayulu, Gonçalo Ramos e Barcola já tivessem tido oportunidade de alertar Gautier Larsonneur...

Mas, em contra-ataque aos 14 minutos, Lee Kang-in encontrou Dembélé na direita e o extremo finalizou de pé esquerdo. O Paris SG estava na melhor fase do jogo, mas agora precisava de controlar melhor o jogo. Os homens de Luis Enrique mantinham a bola e puxavam o adversário para trás, a tal ponto que Lee Kang-in desferiu um remate da entrada da área que teria entrado no ângulo superior se Larsonneur não tivesse interferido.

Aos 21', depois de uma bela combinação, Achraf Hakimi foi travado na área por Léo Pétrot e Benoit Millot concedeu um penálti que Dembélé não desperdiçou (22')! Antes do apito para o intervalo, o Saint-Étienne quase presenteou Gonçalo Ramos com um golo após uma assistência de Nuno Mendes (45+2), mas o português vacilou na hora de finalizar.

Na segunda parte, a partir de uma transição inofensiva, o Saint-Étienne ganhou uma falta na entrada da área e Davitashvili conseguiu bater Gianluigi Donnarumma com um remate potente (64').

Mas os minutos passaram e o Paris SG não tinha lucidez no terço final. Relativamente adormecidos pelos seus adversários, os homens de Luis Enrique tentaram a sua sorte várias vezes durante este segundo tempo, com pouca precisão. E, cuidado com o castigo... Apesar de algumas sequências de posse de bola, o resultado não mudou, mas Vitinha entrou em campo a vinte minutos do fim para revigorar a equipa. Dembélé ainda teve hipótese de fazer o hat-trick, mas atirou para as bancadas.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Le Havre 1-2 Lens

Encurtar a distância entre eles e o Lyon e o Lille, essa era a missão do Lens ao viajar para a Normandia, no Stade Océane. O jogo não foi fácil, mas os comandados de Will Still conseguiram somar três bons pontos, aproveitando os vários deslizes das equipas mais acima na tabela.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

André Ayew foi o homem que abriu o marcador nesta partida. O antigo jogador do Marselha aproveitou uma confusão na área e uma bola afastada por Koffi, guarda-redes do Lens (8'). Parecia que o Lens ia encontrar dificuldades para vencer, especialmente porque o Le Havre começou bem nos minutos iniciais.

Mas isso sem contar com o novo recruta do Lens: Goduine Koyalipou, cuja chegada foi oficializada pelo clube do norte há apenas três dias e marcou o seu primeiro golo na Ligue 1. O avançado centro-africano, que foi encontrado por Sotoca sozinho na marca de penálti, cabeceou calmamente para o 1-1.

O jogo permaneceu equilibrado até ao intervalo, com as duas equipas a tentarm evitar o menor erro. No entanto, o segundo tempo foi amplamente favorável ao Lens, que podia ter chegado à vantagem aos 47 minutos, depois de uma dupla oportunidade de Zaroury e Thomasson.

Finalmente, o golo da vitória chegou a 15 minutos do fim. Frankowski avançou pela direita e cruzou na perfeição para Machado, que cabeceou para o fundo das redes. 

Destaque para a lesão do capitão do Le Havre, Abdoulaye Touré, que foi retirado aos 82 minutos após uma forte pancada no joelho. Para o Lens, Hervé Koffi manteve a sua equipa no jogo com três defesas. Com 27 pontos, o Lens está agora a um ponto do Lyon e a dois do Lille. O Le Havre, por sua vez, continua em penúltimo, com 12 pontos. A segunda metade da temporada vai ser complicada.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Montpellier 1-3 Angers

Toulouse 1-2 Estrasburgo