Mais

Ligue 1: Erro de Mathew Ryan dá vitória ao Lille no dérbi com o Lens (1-0)

Mathias Fernández-Pardo aproveitou um erro de Mat Ryan
Mathias Fernández-Pardo aproveitou um erro de Mat RyanSameer Al-DOUMY / AFP
Um deslize de Mat Ryan numa bola inofensiva deu a vitória ao Lille sobre o Lens num dececionante Derby du Nord. Os Sang-et-Or praticamente abandonaram os seus sonhos europeus, enquanto os Dogues os reacenderam com esta vitória vital.

Lille 1-0 Lens

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashcore

E se, na noite da 34.ª jornada, um micro erro do Lens significasse que o Lille poderia estar novamente na Liga dos Campeões? Afinal, a hegemonia regional do LOSC não é mais apenas uma questão de terminar empatado em pontos com o quarto classificado Nice, dois pontos atrás do terceiro Marselha. O Lens teve de aguentar muito, mas o último quarto de hora de jogo vai deixá-lo com um amargo arrependimento, pois o rival só jogou uma parte do jogo. Foi o suficiente, mas não o suficiente para os fazer sentir melhor (1-0).

Sem Juma Bah e Jonathan Gradit, que se chocaram tão gravemente no treino que tiveram de se retirar, o Lens começou com Kyllian Antonio, um rapaz de 17 anos que não tinha jogado um minuto na Ligue 1. A sua primeira intervenção foi complicada, pois foi apanhado desprevenido por Mathias Fernández-Pardo, que se encontrava em contacto com Mat Ryan (2'). A segunda intervenção foi igualmente difícil, apanhado em contra-ataque por Ismaily , que viu o seu cruzamento ser desviado por Facundo Medina (4').

O LOSC queria marcar rapidamente e Neil El-Aynaoui estava ocupado a defender outra bola na área com Ngalayel Mukau em posição preferencial (6'). Os Dogues pressionaram o Sang-et-Or e foi o seu homem mais experiente, Ryan, que deslizou para receber um passe para trás e Fernández-Pardo, à espreita, só teve de empurrar a bola para o fundo das redes (19').

O Lens esteve perto de desbloquear a partida e Jonathan David, na sequência de um cruzamento de André Gomes, antecipou-se a Medina para cabecear, mas o remate saiu-lhe ao lado devido a uma falta de tempo, quando parecia ter tido tempo para fazer muito melhor (27'). Depois, numa transição rápida, Mitchel Bakker colocou Fernández-Pardo, que falhou o alvo com um controlo supérfluo que permitiu a El-Aynaoui intervir novamente (29').

À passagem da meia hora, o registo ofensivo do Lens era catastrófico: nenhum remate e nenhuma bola negociada na área adversária. E se não fosse a trave, o cruzamento de Fernández-Pardo, desviado por El-Aynaoui, teria acabado com o jogo ainda antes do intervalo (42'). Nos descontos, Thomas Meunier não conseguiu acertar no alvo de cabeça e Mukau obrigou Ryan a uma defesa (45+3).

O Lille foi dominante no primeiro tempo, mas tornou-se gerente após o intervalo, com todos os riscos que isso pode implicar. O Lens gradualmente encontrou seus pés. O Sang-et-Or teve a posse de bola (59% nos primeiros 20 minutos) e os Dogues não tentaram um único remate, apesar de terem 11 remates à baliza ao intervalo.

Mesmo assim, o Lens não conseguiu testar Lucas Chevalier, com exceção de um livre de El-Ayanoui que encontrou o ângulo superior, mas foi bem defendido pelo terceiro guarda-redes dos Blues (57').

A segunda parte não correspondeu às expectativas, e foi necessário um último quarto de hora animado para afastar a sensação de tédio. Goduine Koyalipou, que acabara de entrar em campo, teve a oportunidade de empatar a partida ao ser tocado por Adrien Thomasson, que tinha sido deslocado para a direita, e rematou cruzado para defesa de Bafodé Diakité (77').

Mbala Nzola, que não esteve em destaque durante grande parte do jogo, criou a melhor oportunidade para o LOSC. Com a sua linguagem corporal, dominou Nabil Bentaleb antes de disparar um remate acrobático de pé esquerdo que deixou um surpreendido Chevalier batido, mas que passou ao lado do alvo (86'). Seguiu-se uma segunda oportunidade. Depois deAndy Diouf ter feito uma grande jogada, Jeremy Agbonifo cruzou para o angolano cabecear para fora (88'). O Lille estava em chamas na área. Pela esquerda, Anass Zaroury cruzou para Agbonifo, que não conseguiu acertar no alvo à queima-roupa (90').

O Lens não acreditou o suficiente e agora o Sang-et-Or está em nono lugar, a seis pontos do Lyon, em sétimo, e no último lugar da Europa, caso o PSG vença a Taça de França. Ao intervalo, o Lille tem o segundo lugar do campeonato na mira.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform