Mais

Ligue 1: França apresentou oficialmente a nova plataforma de transmissão, a Ligue 1+

O logótipo da plataforma dedicada à Ligue 1
O logótipo da plataforma dedicada à Ligue 1X

Vincent Labrune e Nicolas de Tavernost apresentaram a nova plataforma da Ligue 1+ numa conferência de imprensa esta quinta-feira.

A nova plataforma de difusão da Ligue 1 foi apresentada ao meio-dia de hoje, na sede da LFP.

O canal chamar-se-á Ligue 1+.

"Era importante ter um nome que fosse fácil de recordar e o '+' é uma garantia de qualidade, um termo genérico. O '+' é o Frigidaire do frigorífico", explicou Nicolas de Tavernost, presidente da LFP Media, numa alegoria algo datada.

Após o fiasco da Mediapro e o fracasso da DAZN, os clubes já não têm escolha, mesmo que o Canal+ se tenha retirado do projeto. Apesar de NDT ter anunciado que o seu objetivo era atingir um milhão de assinantes na primeira época, explicou que "na realidade, este projeto de plataforma da LFP era necessário porque não há mercado para comprar os nossos direitos individualmente, para além do contrato com a BeIN para valorizar os direitos da Ligue 1".

O responsável prevê ainda duas épocas difíceis, porque "a construção de um ativo exige investimento (...). O retorno deste canal será progressivo". 

Antes do discurso de Tavernost, Vincent Labrune, presidente da LFP, tomou o microfone para certificar que, hoje, "todas as condições parecem estar reunidas para lançarmos o primeiro canal 100% dedicado a um campeonato nacional. Porquê agora? Porque a Liga 1 tem tudo o que é necessário para que este projeto seja um sucesso!"

Activos que obviamente não pareciam existir há um ano atrás. Mas não importa: a ambição está lá e Labrune tem como objetivo o 4.º lugar no índice UEFA, detido pela Alemanha, convencido da atratividade do campeonato, que assistiu à chegada de Paul Pogba ao Mónaco e Olivier Giroud ao Lille, dois exemplos, segundo ele, da ambição dos clubes franceses.

Para dar início à campanha, a Ligue 1+ será gratuita no domingo, 17 de agosto, para a revista (18:15) e o Nantes-PSG (19:45).

Recorde-se que 8 dos 9 jogos estarão disponíveis, sendo que o 9.º é propriedade da BeIN Sports.


Menções