A perder por 1-0 no último quarto de hora, o Marselha derrotou o Estrasburgo graças aos golos de Pierre-Emerick Aubameyang e Amir Murillo (1-2). O clube do sul de França é agora o líder da Ligue 1.
Estrasburgo 1-2 Marselha
Após a vitória sobre o PSG no clássico de segunda-feira à noite,o Marselha foi a Estrasburgo com o objetivo de dar continuidade a esse prestigioso triunfo contra um adversário que o prejudicou muito na temporada passada. E conseguiu, depois de um início de jogo fraco, que se transformou no último quarto de hora (1-2). Melhor ainda, o Marselha está agora na liderança do campeonato.

No Meinau, onde os Ultras estavam em greve, Roberto de Zerbi, suspenso do banco, deixou Benjamin Pavard, Emerson Palmieri, Mason Greenwood e Pierre-Emerick Aubameyang fora do onze. A primeira oportunidade coube a Pierre-Emile Höjbjerg, mas oremate controlado passou por cima (2'). O Strasbourg respondeu com uma série de passes que foram interceptados in extremis por Matt O'Riley, antes de uma pressão alta obrigar os Olympiens a conceder um canto, mas sem sucesso (6').
O Marselha criou duas verdadeiras oportunidades de golo em rápida sucessão. O remate em arco de Timothy Weah foi ligeiramente desviado por Mamadou Sarr e Mike Penders soltou a bola, mas Igor Paixao estava demasiado curto (8'). Depois, a dois metros de distância,Amine Gouiri rematou ao lado o cruzamento de Amir Murillo (9'). Claramente inspirado, Leo Balerdi tentou fazer a sua parte com um remate de 40 metros que saiu ao lado (13').
Foi Emanuel Emegha quem marcou o golo. Servido em profundidade, passou por Gerónimo Rulli antes de finalizar com o pé esquerdo, mas o capitão estava em fora de jogo (17'). Pouco depois, Valentín Barco, sozinho no contra-ataque, não conseguiu acertar no cruzamento de Diego Moreira ( 20').
Os golos tornaram-se mais secos. Nayef Aguerd e Murillo receberam um cartão amarelo em sequência. Após uma falta cometida por Ben Chilwell, Gouiri rematou de 20 metros, mas Penders fez uma boa defesa (30'). O argelino teve então uma oportunidade no mano a mano após uma bola alta de Weah, mas rematou para fora antes de ser assinalado fora de jogo (32'). O Marselha tentou forçar uma decisão antes do intervalo, mas Penders bloqueou o remate de Paixao (41').
A segunda parte quase começou mal para o Marselha. À frente de Emegha, Aguerd esteve perto de receber o segundo amarelo, mas foi a bofetada do neer landês que foi penalizada, embora depois de a camisola ter sido puxada. O Racing viu mais um golo ser anulado por fora de jogo, novamente por Emegha, depois de este ter introduzido Abdoul Ouattara, que entrou ao intervalo. Após uma análise do VAR, o golo do inglês foi validado (50').
Forçado a correr para trás, o Marselha criou duas oportunidades sucessivas, mas nem Gouiri (51º) nem Paixao (53º) acertaram no alvo.
Ambas as equipas fizeram alterações no ataque: Greenwood e Aubameyang para o Marselha, Joaquín Panichelli após a lesão de Emegha para o Estrasburgo. O argentino esteve perto de marcar o golo, mas quando estava prestes a cabecear o remate de Samuel Amo-Ameyaw, Aguerd bateu-o na linha de fundo (67'). Os Olympiens estavam à beira de quebrar o impasse e Panichelli perdeu mais três oportunidades.
Mas a vontade do Racing de jogar demais levou a uma armadilha e Aubameyang aproveitou. Depois de uma boa pressão à entrada da área, Höjbjerg apanhou a bola e só teve de a passar ao gabonês. Penders defendeu o primeiro remate, mas Aubame não cometeu qualquer erro no segundo (78').
Höjbjerg cabeceou contra o poste direito e foi assinalado fora de jogo (79'). A experiência do Olympique obrigou os alsacianos a recuar. Greenwood voltou com o pé esquerdo para acertar no poste, mas o seu remate foi demasiado difícil para Penders segurar (88º).
À chuva, Panichelli teve a bola nos pés na sequência de uma segunda bola após um canto, mas rematou por cima (89'). Depois, um segundo remate, da entrada da área (90'). Foi o Marselha que virou o jogo. O cabeceamento potente de Robinio Vaz , após um cruzamento da direita, foi afastado por um reflexo de Penders, mas na segunda parte Murillo apareceu com um remate de pé esquerdo para colocar a sua equipa em vantagem (90+1').
Com esta vitória moralizadora, o Marselha encerrou uma semana de sucesso, que servirá de base para o resto da temporada.
