Lille 1-0 Marselha

Num cenário envolto numa névoa densa provocada pelos fumos que cobriram o Stade Pierre-Mauroy nos instantes iniciais da partida, foi a equipa anfitriã a adiantar-se cedo no marcador.
Mbappé inaugurou o marcador com um toque subtil para uma baliza deserta, após um momento insólito protagonizado por Marselha e o seu guarda-redes Geronimo Rulli. Na verdade, foi a qualidade do toque de Mbappe que confundiu o guarda-redes, que saiu apressadamente após este dominar um passe longo e preciso de Nabil Bentaleb ainda no seu meio-campo.
As estatísticas estavam agora do lado do Lille; sempre que marcava o primeiro golo esta época, o Lille ainda não tinha perdido, o que complicava a tarefa dos visitantes. Apesar do início veloz, o jogo não ganhou grande intensidade, com grande parte da primeira parte a decorrer sem grandes ocasiões, terminando com apenas três remates para cada equipa.
O Marselha entrou melhor na segunda parte, mas a incapacidade de criar um remate enquadrado até ao minuto 76 foi bastante reveladora.
Na verdade, foi apenas a segunda vez esta temporada que tal aconteceu até ao minuto 67. A equipa da casa manteve-se firme e defendeu de forma exemplar, chegando mesmo a criar uma excelente oportunidade para sentenciar a partida ao minuto 74.
Um contra-ataque rápido colocou Hakon Haraldsson perante a decisão de rematar ou assistir um colega na área, mas optou pelo passe, que acabou bloqueado.
No outro extremo, Mason Greenwood avançou sozinho num contra-ataque e entrou na área do Lille, ultrapassando vários adversários antes de ver o seu remate bem defendido por Berke Ozer, quando tudo indicava que iria empatar a partida.
Esse foi o primeiro remate enquadrado do Marselha, o que demonstra bem o esforço defensivo do Lille. A palavra-chave para o Marselha foi, sem dúvida, frustração, já que o Lille manteve-se intransigente até ao apito final.
No final, a vitória da equipa de Bruno Genesio não foi suficiente para ultrapassar o adversário na tabela, mas permite-lhe igualar os 29 pontos após 15 jornadas disputadas. O último jogo do Lille na Liga antes da pausa de inverno será frente ao modesto Auxerre, onde esperam dar continuidade a este triunfo importante.

