Mais

Ligue 1: Lyon, de Paulo Fonseca, perde com o PSG (2-3), Anthony Lopes na vitória do Nantes (3-1)

Atualizado
PSG cada vez mais descansado na liderança da Ligue 1
PSG cada vez mais descansado na liderança da Ligue 1OLIVIER CHASSIGNOLE/AFP
O internacional português Anthony Lopes foi titular na vitória (3-1) do Nantes frente ao Lens, a contar para a jornada 23 da Ligue 1. Com este resultado, o Lens somou a quarta derrota consecutiva e o Nantes regressou aos triunfos para se afastar da zona de descida. O Paris Saint-Germain abriu 13 pontos de vantagem na liderança da Ligue 1 ao vencer o Lyon por 2-3 no Groupama Stadium, encerrando uma sequência de sete jogos sem derrotas do adversário em casa pelo campeonato.

Lyon 2-3 PSG

Após golear o Brest a meio de semana para a Liga dos Campeões, a equipa de Luis Enrique começou a partida com um desempenho muito mais apagado. Apesar de dominar a posse de bola nos primeiros 10 minutos, o PSG criou pouco e demorou a ameaçar. Quando finalmente o fez, Ousmane Dembélé apareceu como protagonista, escapando da linha de fora de jogo e driblando Lucas Perri, mas teve o remate salvo em cima da linha por Clinton Mata, que chocou dolorosamente com o poste ao evitar o golo.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Khvicha Kvaratskhelia também teve uma chance promissora, conduzindo a bola com habilidade até a área, mas finalizou mal. A primeira etapa terminou sem golos, algo que não acontecia em jogos do PSG há 12 partidas, e com um Lyon surpreendentemente apático no ataque, mesmo após marcar 10 golos nos últimos três jogos sob o comando de Paulo Fonseca.

O PSG precisou de apenas oito minutos no segundo tempo para mudar o panorama – ainda que de forma polémica. O Lyon reclamou um penálti não assinalado sobre Ernest Nuamah após disputa com Nuno Mendes e, na sequência, os parisienses foram letais. Bradley Barcola cruzou rasteiro da esquerda para trás, encontrando Achraf Hakimi na entrada da área, que bateu firme no canto para abrir o marcador.

Pouco depois, Dembélé ampliou com um golaço, partindo em velocidade para rematar ao ângulo, consolidando-se ainda mais como melhor marcador da Ligue 1. O Lyon pouco criou no setor ofensivo até a entrada de Georges Mikautadze, que levou apenas três minutos para encontrar Rayan Cherki na área, reduzindo para 2-1.

No entanto, qualquer esperança de reação foi rapidamente frustrada, pois Hakimi marcou novamente após jogada coletiva do PSG. Ainda houve tempo para Corentin Tolisso cabecear para as redes após cruzamento de Ainsley Maitland-Niles nos descontos, mas já era tarde demais para evitar a derrota.

Com mais um triunfo, o PSG mantém total controlo na luta pelo título francês, enquanto o Lyon segue em sexto lugar, a sete pontos da última vaga para as competições europeias. Os próximos jogos contra Brest e Nice serão decisivos para definir até onde os Gones podem chegar nesta temporada.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Nantes 3-1 Lens

O Nantes deu uma resposta enfática após sofrer sete golos na Ligue 1 pela primeira vez na sua história na última jornada. Os ultras da Brigade Loire certamente tinham muito a dizer sobre a humilhante goleada de 7-1 sofrida contra o Monaco, mas após um início promissor da equipa nos primeiros 20 minutos, mudaram de tom e exibiram um impressionante tifo de apoio ao clube. 

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Matthis Abline foi um dos principais destaques dos Canários, levando a melhor repetidamente sobre Malang Sarr e Facundo Medina pelo lado direito. O atacante chegou a pedir um penálti após um contacto de Anass Zaroury na entrada da área, mas o árbitro mandou seguir.

O Nantes passou por um período mais discreto no jogo, mas respondeu de forma perfeita quando o Lens começou a criar perigo. Douglas Augusto cabeceou um cruzamento de Moses Simon, forçando uma boa defesa de Mathew Ryan. No entanto, a defesa visitante não conseguiu afastar o perigo e o jovem Louis Leroux, de apenas 19 anos e a fazer a sua primeira partida como titular, aproveitou o ressalto para marcar o seu primeiro golo na Ligue 1.

Ryan voltou a brilhar ao defender um cabeceamento de Mostafa Mohamed e, logo depois, Nicolas Pallois desperdiçou uma chance incrível, acertando na trave ao tentar completar um cruzamento no segundo poste. O Nantes parecia estar a desperdiçar a sua pressão ofensiva, mas um remate de Jean-Charles Castelletto bateu no braço de Sarr dentro da área e Simon converteu com tranquilidade o penálti para ampliar a vantagem.

O Lens respondeu rapidamente e também teve um  penálti a seu favor, após a bola tocar no braço de Castelletto após um desvio de M’Bala Nzola. Neil El Aynaoui cobrou com categoria, enganando Anthony Lopes e reduzindo para 2-1. Mas o Lens complicou logo de seguida, quando Nzola perdeu a cabeça e atirou a bola contra o árbitro Jérôme Brisard para protestar uma falta, recebendo um cartão vermelho direto.

Isso acabou com qualquer esperança de reação dos visitantes, que até obrigaram Anthony Lopes a uma grande defesa dupla nos descontos, mas não conseguiram evitar a derrota. No contra-ataque, Meschak Elia aproveitou um toque de Francis Coquelin para empurrar para o baliza deserta e selar a vitória por 3-1.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Le Havre 1-4 Toulouse

Nice 2-0 Montpellier

Estrasburgo 0-0 Brest