Ligue 1: Lyon vence Nantes com assistência de Afonso Moreira e expulsão de Endrick (0-1)

Pavel Šulc garantiu mais três pontos ao Lyon
Pavel Šulc garantiu mais três pontos ao LyonDAMIEN MEYER / AFP

O Lyon de Paulo Fonseca continua em grande e com Afonso Moreira a fazer novamente a diferença ao assistir Pavel Šulc para o único golo da vitória (0-1) sobre o Nantes, para a 21.ª jornada da Ligue 1. Endrick, que tem estado em evidência desde que aterrou em França, desta vez deu nas vistas ao ser expulso com um vermelho direto.

Nantes 0-1 Lyon

Em excelente momento e numa sequência impressionante de 11 vitórias seguidas em todas as competições, o Olympique Lyon podia isolar-se no 3.º lugar da Ligue 1, bastando para isso vencer o Nantes, que estava a seis pontos da zona de manutenção. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A boa fase do Lyon tinha um nome claro: Endrick. Mas o brasileiro, demasiado impetuoso, foi admoestado logo ao segundo minuto. Isso deu ânimo ao Nantes, especialmente a Mohamed Kaba, que recuperou uma bola, avançou e rematou com perigo, com a bola a rasar o poste (7'). Depois, foi um Mathis Abline irrequieto a disparar por cima. O Lyon não via a bola e estava claramente a ser dominado no primeiro quarto de hora.

Depois deste início complicado, o Lyon conseguiu respirar e passou a jogar no meio-campo do Nantes, começando a criar perigo por Afonso Moreira (19'). Logo a seguir, Tanner Tessmann tentou um chapéu demasiado alto perante Anthony Lopes. À terceira foi de vez: Afonso Moreira aproveitou um alívio defeituoso e Pavel Šulc esticou a perna para bater um Anthony Lopes impotente (25'). 

O Nantes afundava-se e, após um grande lance de Afonso Moreira, Endrick esteve perto de fazer o segundo logo a seguir. Isso acabou por acordar finalmente o Nantes, que voltou ao ataque, criou várias situações perigosas, mas no geral, a vantagem do Lyon era justa.

No regresso dos balneários, Ahmed Kantari lançou Youssef El-Arabi, que rapidamente se destacou com um bom remate, o primeiro enquadrado da sua equipa, antes de acertar no poste de cabeça, com Dominik Greif já batido (52'). No meio desta vaga ofensiva do Nantes, Endrick perdeu a cabeça e desferiu um pontapé em Dehmaine Tabibou, vendo o vermelho direto!

O duelo El-Arabi - Greif reacendeu-se, com o guarda-redes a negar o golo ao marroquino à queima-roupa (69'). O Lyon fez tudo para se fechar e segurar esta vantagem preciosa. As situações de perigo multiplicavam-se, os cantos sucediam-se, mas o Nantes não teve sorte nem discernimento na hora de entrar na área, e o fantasma de uma derrota frustrante começava a pairar.

Restavam ainda nove minutos de compensação para tentar salvar um ponto. Isso quase aconteceu quando Bahereba Guirassy rematou, a bola desviou num colega e foi ao poste de um Greif com muita sorte. Triunfo para o Lyon, a 12.ª vitória consecutiva para uma equipa que não deslumbrou esta noite, ainda para mais a jogar com 10, mas que garantiu o essencial. O Nantes pode lamentar-se e terá de esperar para sair da zona perigosa da Ligue 1.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Brest 2-0 Lorient