Mais

Ligue 1: Mónaco cede vitória ao Marselha (2-1), hat-trick de Lacazette (4-1), Lille tropeça (2-2)

Atualizado
Luis Henrique deu um impulso ao Marselha
Luis Henrique deu um impulso ao MarselhaCLEMENT MAHOUDEAU / AFP
Um penálti tardio de Mason Greenwood deu a vitória ao Marselha sobre o Mónaco e atirou a equipa para o segundo lugar, que somou apenas o segundo triunfo caseiro no Velódrome. Favorito no papel, o Lille não conseguiu segurar a vantagem frente ao Montpellier e acabou por empatar a duas bolas, num jogo tenso em casa do último classificado da Ligue 1. Alexandre Lacazette marcou três golos num jogo emocionante para levar o Olympique Lyon a uma vitória clara sobre o Nice, por 4-1.

Marselha 2-1 Mónaco

De um lado, o Marselha, em plena evolução esta temporada, mas que podia juntar-se ao rival no segundo lugar em caso de vitória. Do outro, o Mónaco, batido pelo Benfica a meio da semana, e determinado a aproveitar o empate do PSG na véspera para diminuir a distância para o líder.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Num ambiente excecional, foi o Mónaco que esteve perto de abrir o marcador, Balogun hesitou e Ben Seghir foi travado por Geronimo Rulli. Foi uma chamada de atenção que obrigou o OM a apertar as linhas e aproveitar a velocidade de Mason Greenwood. O que desempatou o jogo foi uma bola perdida por Valentin Rongier, que permitiu a Denis Zakaria assistir na perfeição Aleksandr Golovin, que bateu Rulli, aos 42 minutos. Foi o suficiente para levar a vantagem para o balneário.

A defesa do Marselha continuou a generosidade, nomeadamente quando, num canto, Wilfried Singo desperdiçou à queima-roupa. Os presentes neste fim de semana de Black Friday foram o tema, com Mohammed Salisu a falhar a interceção, que permitiu a Neil Maupay pentear para Luís Henrique empatar na pequena área (53').

O jogo ficou fora de controlo, com Rulli a negar Zakaria e Greenwood a deparar-se com a muralha de Radoslaw Majecki, até que o ritmo diminuiu. Era hora de fazer a diferença com os suplentes, e quase funcionava quando Takumi Minamino se atrapalhou e só conseguiu acertar na malha lateral. Quando tudo parecia indicar o empate, Mawissa tocou a bola com a mão, num lance tão desnecessário com deselegante. Mason Greenwood não perdoou na cobrança e atirou o Marselha para o segundo lugar.

Lyon 4-1 Nice

Os dois clubes franceses que disputam a Liga Europa esta época defrontaram-se no domingo com estados de espírito diferentes. Enquanto o Lyon fez uma exibição impressionante frente ao Qarabağ na quinta-feira, o Nice caiu em casa com o Rangers

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Foram necessários apenas quatro minutos para que a diferença de ânimos fosse evidente. O primeiro cruzamento falhado de Clinton Mata foi seguido por um segundo, desta vez perfeito para Alexandre Lacazette, que apareceu no meio de uma defesa apática do Nice para disparar contra Marcin Bulka e levar o estádio ao delírio.

O Lyon tentou recuperar o domínio no meio-campo, onde o jogo estava mais disputado. Malick Fofana reacendeu a chama com um remate em arco (19'), antes de cabecear por cima. Mas, após uma sucessão de passes curtos, Cho, que tinha tido um golo anulado por fora de jogo, voltou a deixar a sua marca na ala direita, desta vez a cruzar de forma impecável para Sofiane Diop, que empatou a partida (22').

O Lyon reagiu de imediato e obrigou Bulka a uma defesa para um cabeceamento à queima-roupa de Lacazette. O Lyon parecia ter recuperado o controlo da partida, desestabilizando o Nice pelos flancos, mas tinha perdido a precisão. Os cruzamentos já não chegavam aos seus destinatários, mas a defesa do Nice estava simplesmente a recuar, permitindo que Saïd Benrahma tivesse tempo para preparar um cruzamento impecável para Lacazette, que acabou por bisar (42').

Depois, quando a defesa do Nice não conseguiu afastar a bola, Jordan Veretout rematou de forma perfeita e rasteira para um Bulka desamparado. Ao intervalo, o estrago já estava feito. O Lyon estava no caminho certo e Rayan Cherki entrou em campo logo após o reinício para matar o jogo de vez - o craque do Lyon assistiu para o hat-trick de Lacazette, aos 69', que acabou por sentenciar o encontro.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Montpellier 2-2 Lille

O Lille esteve perto de somar três pontos em casa do Montpellier, último classificado da Ligue 1, mas um período de descontos intenso e com vários cartões acabou por ditar o empate no final.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Os primeiros minutos da partida pertenceram ao Montpellier, que assumiu a liderança com bola. No entanto, não demorou muito para o Lille assumir o controlo do encontro.

Na sequência de um contra-ataque, Mathias Fernandez-Pardo foi travado na área do Montpellier e Jonathan David não vacilou desde a marca dos 11 metros (44'). O Lille podia ter ido para o intervalo em vantagem, mas um canto de Savanier encontrou a cabeça de Issiaga Sylla (45'+2) para o 1-1.

A segunda parte teve um início semelhante, com os visitantes a colocarem o pé no acelerador para tentar recuperar a liderança o mais rápido possível. E foi assim que, após um ataque bem conseguido, conseguiram ganhar um segundo penálti, novamente convertido pelo canadiano Jonathan David (54').

Pouco depois da marca dos 60 minutos, o Montpellier arriscou mais e adotou um estilo de jogo mais vertical que gerou ocasiões junto à baliza de Chevalier. A equipa da casa acabou mesmo por ser feliz e, aos 90'+6, Arnaud Nordin aproveitou a confusão para bater Chevalier e fazer o 2-2 final num jogo que acabou com três expulsões. 

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Le Havre 0-1 Angers

Toulouse 2-0 Auxerre