Marselha 3-1 Lens
Depois da vitória do PSG por 1-0 frente ao Auxerre, na sexta-feira à noite, só um triunfo permitiria ao Lens regressar de imediato ao topo da tabela. No entanto, os planos ruíram logo aos três minutos, quando Facundo Medina feriu o clube ao qual está ligado ao lançar Igor Paixão com um passe longo. O brasileiro assistiu Gouiri, que se desenvencilhou entre dois adversários e viu o remate desviar em Matthieu Udol antes de trair o guarda-redes visitante, Robin Risser.

Cheio de confiança, Gouiri voltou a visar a baliza pouco depois, ainda que de mais longe, com Risser a responder com segurança. O jovem guardião, de 21 anos, nada pôde fazer aos 13 minutos, quando o reforço do Marselha, Ethan Nwaneri, assinou um belo golo: conduziu a bola com intenção, entrou para dentro perante Malang Sarr e colocou-a com classe no canto inferior direito da baliza.
O Lens pareceu atordoado perante a avalanche ofensiva do Marselha e só criou uma ocasião digna de registo antes do intervalo, quando Odsonne Édouard atirou por cima depois de fazer o mais difícil. Exigia-se uma reação, e a equipa sang et or entrou melhor na segunda parte, com Adrien Thomasson a desperdiçar uma oportunidade flagrante logo nos primeiros 30 segundos. Ainda assim, o ímpeto perdeu-se rapidamente, com várias faltas a quebrarem o ritmo e a impedirem o Lens de ganhar verdadeira dinâmica.
Roberto De Zerbi foi o primeiro treinador a mexer no banco, lançando Mason Greenwood para o lugar de Nwaneri. E foi o outro marcador da primeira parte, Gouiri, quem voltou a fazer a diferença aos 75 minutos, ao finalizar um cruzamento convidativo de Timothy Weah, num lance validado após intervenção do VAR por possível fora de jogo. Pouco depois, Greenwood cruzou com perigo para a área, mas a bola passou a centímetros de Pierre-Emerick Aubameyang, que podia ter feito o quarto. Apesar de o Marselha ter sofrido um golo de consolação já perto do fim, apontado por Rayan Fofana com uma finalização segura, De Zerbi saiu satisfeito com a exibição da sua equipa.
Foi a primeira vez desde abril passado que o Lens sofreu pelo menos três golos num jogo. A equipa procurará reagir na receção ao Le Havre, na próxima sexta-feira, enquanto o Marselha volta a entrar em ação dois dias antes, no terreno do Club Brugge, num duelo decisivo da Liga dos Campeões.

Le Havre 0-0 Monaco
Ambas as equipas entraram com sentido de urgência e os da casa estiveram perto de inaugurar o marcador quando o remate de Rassoul Ndiaye passou a centímetros do poste. O Monaco foi crescendo no jogo de forma gradual, mas, tirando um remate de Maghnes Akliouche, criou pouco perigo. Na verdade, nenhum dos guarda-redes foi chamado a intervir nos primeiros 25 minutos, num duelo algo trapalhão no meio-campo que manteve a maior parte do jogo longe das áreas.

O remate desenquadrado de Kassoum Outtarra, apesar de bem posicionado, espelhou os 35 minutos iniciais, à medida que os visitantes tentavam forçar o ritmo. Ainda assim, acabaram por assumir algum ascendente à aproximação do intervalo, embora as meia-oportunidades tenham sido resolvidas por Lionel Mpasi ou anuladas logo à nascença.
Logo após o reatamento, Loïc Négo deixou Phillip Köhn em sentido com um remate de primeira que passou por cima, enquanto Ansu Fati acrescentou velocidade ao ataque do Monaco, empurrando a defesa da casa para trás, pouco depois de entrar, já perto da hora de jogo. Do outro lado, um excelente remate em arco de Aleksandr Golovin obrigou Mpasi a uma defesa apertada antes de sair por pouco, e Denis Zakaria devia ter feito melhor quando, solto na área, atirou ao lado.
Nos últimos 20 minutos, o Monaco ganhou algum ímpeto, com Folarin Balogun a ficar perto do golo em duas ocasiões. Os visitantes também mostraram mais presença ofensiva, mas sem eficácia. No final, o empate ajustou-se ao que se passou em campo e permitiu ao Monaco evitar a oitava derrota nos últimos nove jogos da Ligue 1. Já o Le Havre sobe ao 13.º lugar da tabela, embora o bom início de ano esteja prestes a ser testado na deslocação de sexta-feira ao terreno do candidato ao título RC Lens.

