Mais

Ligue 1: Marselha vence (0-1), Monaco perde (0-1), Gonçalo Ramos dá vitória ao PSG (1-0)

Atualizado
Marselha venceu em Auxerre
Marselha venceu em AuxerreARNAUD FINISTRE / AFP

Gonçalo Ramos garantiu o triunfo para o Paris Saint-Germain já em tempo de compensação, permitindo à equipa superar o Nice por 1-0 no Parc des Princes e regressar ao topo da Ligue 1, apesar das grandes intervenções do guarda-redes visitante. O Paris FC pôs fim à série invencível de seis jogos do Mónaco, ao vencer por 0-1. O Olympique de Marselha pôs fim a uma série de três jogos sem vencer ao derrotar o Auxerre por 0-1.

Auxerre 0-1 Marselha

Tendo em conta as posições das duas equipas antes do fim de semana - uma no fundo da tabela e outra entre os primeiros classificados -, o equilíbrio inicial em campo foi surpreendente.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O Auxerre até esteve perto de inaugurar o marcador quando Danny Namaso cortou para o pé direito e rematou ligeiramente ao lado. Contudo, o esforço da equipa visitante não foi recompensado e acabou por ficar em desvantagem: um cruzamento de Michael Amir Murillo foi mal afastado por Donovan Léon, e Angel Gomes apareceu para aproveitar a sobra e empurrar para o golo. Gerónimo Rulli foi finalmente posto à prova aos 30 minutos, ao defender um remate de Lasso Coulibaly, mas a equipa de Christophe Pélissier não conseguiu dar seguimento à jogada e chegou ao intervalo em desvantagem pela sexta vez nesta temporada.

A segunda parte não trouxe melhor sorte para o Auxerre, já que Namaso viu um golo ser anulado por fora de jogo milimétrico após bater Rulli com um toque subtil. Pouco depois, o guarda-redes argentino brilhou novamente ao travar um remate de Lassine Sinayoko, mas o jogo virou quando Ulisses Garcia foi expulso por uma entrada sobre Josué Casimir. Revigorados pela superioridade numérica, os visitantes voltaram a ameaçar, com Namaso a testar Rulli mais uma vez e Ibrahim Osman a atirar por cima.

Nos 10 minutos finais, o Auxerre desperdiçou novas oportunidades para empatar - Sinayoko viu o seu remate sair a centímetros do poste -, e as esperanças acabaram definitivamente quando Sinaly Diomandé recebeu o segundo amarelo por uma entrada tardia sobre Igor Paixão. 

Mónaco 0-1 Paris FC

O Monaco chegava a este encontro embalado por duas vitórias consecutivas, que o mantinham na corrida pelo título e na perseguição ao Paris Saint-Germain. Os monegascos começaram o jogo com intensidade e estiveram muito perto de inaugurar o marcador aos 14 minutos, quando Mika Biereth fez um excelente passe para Aleksandr Golovin, que rematou ligeiramente ao lado do poste esquerdo.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A equipa de Sébastien Pocognoli continuou a pressionar em busca do primeiro golo e, a meio da primeira parte, voltou a criar perigo, desta vez por intermédio de Krepin Diatta, que fletiu para o pé esquerdo à entrada da área, mas voltou a ver o seu remate passar a escassos centímetros do mesmo poste. No entanto, foi o Paris FC quem esteve mais próximo de marcar antes do intervalo: aos 31 minutos, Jean-Philippe Krasso acertou no poste com um remate de pé esquerdo, e o remate de recarga de Samir Chergui foi travado de forma brilhante.

Apesar do domínio, o Monaco acabaria por lamentar as oportunidades desperdiçadas aos 53 minutos, quando Moses Simon colocou o Paris FC em vantagem ao finalizar o passe atrasado de Maxime Lopez, no coração da área. Depois do golo, os parisienses assumiram o controlo por breves instantes, mas o Monaco voltou a crescer e esteve perto do empate pouco antes da hora de jogo, com Maghnes Akliouche a obrigar Kevin Trapp a uma defesa atenta junto ao canto inferior esquerdo.

A partir daí, o encontro perdeu fulgor ofensivo, com ambas as equipas a mostrarem pouca capacidade para criar perigo. Tal como em oito dos últimos nove jogos do Paris FC, uma margem mínima foi suficiente para decidir o resultado. A vitória permitiu aos visitantes regressar à capital com os três pontos e subir ao 10.º lugar da Ligue 1, enquanto o Monaco perdeu terreno na luta pelo título, ficando agora a quatro pontos do Paris Saint-Germain.

Paris SG 0-1 Nice

Apesar de serem claramente os outsiders, o Nice chegava com a melhor forma, após três vitórias consecutivas na Liga, mas não conseguiu incomodar os anfitriões numa primeira parte surpreendentemente apagada, em que o PSG, com Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, somou os únicos dois remates enquadrados com a baliza. O nulo ao intervalo acabou por ser bem recebido pelo Nice.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O reatamento não trouxe ânimo para a segunda parte, apesar do domínio territorial do PSG que não se transformava em oportunidades claras, muito menos em golo. Só nos últimos 15 minutos é que o Parc des Princes suspirou em conjunto, com Vitinha a disparar com força para o canto superior direito, mas Diouf desviou a bola para fora com uma excelente estirada.

Ambos os treinadores responderam com substituições e a maior profundidade no banco de Luis Enrique aumentou o ritmo. O recém-entrado Gonçalo Ramos mostrou-se especialmente perigoso nos últimos 10 minutos, com um cabeceamento desviado e um remate ao poste, enquanto o Nice tentava surpreender com um contra-ataque clássico.

Com verdadeira atitude de campeão, o PSG nunca desistiu e, literalmente na última ação dapartida, um desvio de Khvicha Kvaratskhelia após um canto encontrou Ramos à espreita na pequena área, que cabeceou para o fundo das redes e partiu o coração dos adeptos do Nice.

Assim, o PSG lidera provisoriamente a Ligue 1 com quatro pontos de vantagem, enquanto o Nice pode terminar a semana até cinco pontos atrás dos lugares europeus.