Mais

Ligue 1: Mónaco vence Le Havre (3-1) e arranca campeonato com o pé direito

Golovin de volta à ação e o Mónaco conquistou os três pontos
Golovin de volta à ação e o Mónaco conquistou os três pontosMiguel MEDINA / AFP

Um pouco instável defensivamente, o Mónaco mostrou um pouco do seu potencial ofensivo, e isso foi suficiente para vencer o Le Havre. Ainda há trabalho a ser feito, mas o desempenho dos monegascos foi promissor para o futuro.

Mónaco 3-1 Le Havre

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Entre as equipas que devem disputar a Ligue 1 esta temporada está o AS Monaco. O clube do Principado tentará recuperar a sorte de Paul Pogba e Ansu Fati, mas esses dois jogadores ainda não entraram em campo. Enquanto isso, tiveram que começar com uma vitória em casa contra o Le Havre, que garantiu a manutenção na temporada passada, mas claramente não tinha nada a perder nesta primeira viagem.

A equipa da casa não tinha outro plano, e pressionou desde o início com um remate de Jordan Teze (4'), mas a defesa não deu sinais de eficácia, parecendo estar em desvantagem. Conscientes deste estado de coisas, os normandos rapidamente tornaram-se mais ousados, o que abriu o jogo, que Takumi Minamino quase incendiou com uma magnífica combinação de controlo e remate (11').

Foi uma jogada que fez com que os monegascos começassem a jogar bem, com o muito aguardado Mika Biereth a acertar no poste no seu primeiro remate (17'). Mas o facto de o primeiro golo não ter surgido deixou o Mónaco nervoso. Havia demasiadas jogadas de bola parada, demasiados passes e combinações, e pouca ação. Os Havrais não se preocupavam com isso, apenas tentavam avançar rapidamente quando a bola caía nos seus pés. Mas a estratégia não deu frutos: logo aos seis minutos, Aleksandr Golovin chegou com a bola na área e seu cruzamento foi desviado para a rede por Gautier Lloris.

Mory Diaw, por sua vez, apagou o fogo de outro cruzamento de Maghnes Akliouche. A defesa do Le Havre estava a ser batida e as oportunidades continuavam a aparecer, mas o golo não aconteceu. Apesar de um remate de Akliouche ter acertado no poste nos descontos. Assim, podemos dizer que o Le Havre estava bem ao intervalo com o 1-0.

Bom trabalho

Com a bola completamente nas mãos, o Mónaco acelerou o passo e procurou rapidamente o segundo golo. No entanto, parecia não dar em nada, já que a equipa da casa recusava-se a atacar a baliza normanda de frente. A solução veio aos 62 minutos, quando Eric Dier marcou de cabeça o golo do 2-0 na sua primeira partida oficial pelo Mónaco, ajudado pela passividade da defesa.

Pensámos que o jogo estava terminado, mas estávamos enganados. Se a defesa do Mónaco não esteve realmente em perigo, a culpa não foi dela. Mas quando Rassoul Ndiaye desceu pela ala esquerda, a defesa ficou atenta e teve muito tempo para colocar a bola para dentro e rematar cruzado para reavivar um jogo que o Mónaco tinha claramente nas mãos (67').

A dinâmica do jogo inverteu-se completamente, com o Le Havre a acreditar que tinha uma oportunidade. Mas isso não durou nem 10 minutos. Denis Zakaria avançou pela ala direita após uma bela jogada monegasca, e a habilidade individual foi exibida quando colocou um cruzamento perfeito para Maghnes Akliouche, que desta vez parecia ter feito o truque (75').

Se ainda restava alguma esperança, Lukáš Hrádecký estava pronto para a extinguir com uma bela defesa a um remate violento de Felix Mambimbi. A equipa da casa pôde então gerir o final do jogo como quis, mantendo o marcador sem qualquer hesitação.

O Mónaco venceu assim por 3-1, um resultado que pode ter sido convencional, mas que foi cheio de promessas, especialmente no ataque. Ainda há trabalho a ser feito, o mercado não acabou e o plantel não está completo, mas este primeiro jogo é interessante para o Mónaco, assim como para o Le Havre, que pode ter sido derrotado por uma equipa mais forte, mas mostrou algumas sequências interessantes que precisarão ser trabalhadas se quiserem manter o seu lugar na tabela.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform