"Sim, acredito que sim", respondeu de forma categórica o próprio Thiago Scuro (43 anos), nomeado responsável pelo futebol do clube do Principado em junho de 2023, após conduzir com sucesso o Red Bull Bragantino no seu país, quando lhe perguntaram recentemente se poderia reconquistar o trono do futebol francês.
O objetivo para o dono do clube, o bilionário Dmitry Rybolovlev, é reeditar o que aconteceu em 2017, quando o Mónaco, então com um jovem Kylian Mbappé nas suas fileiras, foi campeão da Ligue 1 e brilhou no panorama europeu, chegando a ser semifinalista da Liga dos Campeões.
"Para serem campeões, os jogadores têm de acreditar. Têm de entender que, para o conseguirem, será preciso fazer muitos sacrifícios, ter muita implicação e cuidado. Em cada jogo, em cada momento", sublinhou Scuro.
Começando desde a primeira jornada, no sábado contra o Le Havre, um adversário em que os monegascos só conseguiram empatar na reta final da temporada passada, quando lutavam por um vice-campeonato que acabou por ficar com o Marselha.
No início desta temporada, o renovado plantel só mostrará parte das suas cartas, já que duas das suas contratações de destaque ainda estão em fase de preparação.
O médio defensivo inglês Eric Dier, um dos principais reforços, estará disponível para o jogo de sábado, mas os adeptos terão de esperar para ver o espanhol Ansu Fati, oriundo do Barcelona, e especialmente Paul Pogba, símbolo do futebol francês que está afastado da competição há dois anos.
O objetivo para o técnico Adi Hütter nos primeiros jogos passa por evitar deslizes inesperados, um fator determinante para se manter depois na luta pelo título.
À espera de Pogba
Pogba ainda não participa em todas as sessões de treino, pelo que a sua estreia será adiada.
O processo tem sido lento porque o jogador está há dois anos sem jogar e muitos já davam a sua carreira por terminada, depois de sucessivas manchetes por motivos não propriamente positivos.
Em março de 2022, foi raptado num apartamento nos arredores de Paris como forma de extorsão por pessoas do seu círculo, que acabaram condenadas pela justiça.
Teve ainda uma lesão prolongada e depois foi suspenso por 18 meses devido a um controlo positivo após um jogo da Juventus frente à Udinese, em 20 de agosto de 2023.

O seu contrato com a 'Juve' foi rescindido a 15 de novembro desse ano, o que o levou a viver nos Estados Unidos, treinando sozinho, à espera de encontrar o clube ideal para tentar regressar.
"Reuniam-se muitos requisitos: as condições, a vida, França, a Ligue 1, a família e, claro, o clube", explicou o jogador sobre a sua decisão de regressar ao seu país.
Por enquanto, enquanto aguarda a estreia com as suas novas cores, Pogba será um adepto de luxo no Mónaco, um local onde espera brilhar em breve para terminar a temporada com a França no Mundial-2026.
