Mais

Ligue 1: Paulo Fonseca ganha à antiga equipa e Lyon sobe ao 4.º lugar (2-1)

Cherki fez o golo do triunfo do Lyon
Cherki fez o golo do triunfo do LyonOLIVIER CHASSIGNOLE/AFP
O Olympique Lyon, de Paulo Fonseca, ultrapassou o Lille e subiu ao quarto lugar da Ligue 1, ficando a apenas um ponto dos lugares de qualificação automática para a Liga dos Campeões, depois de ter dado a volta ao marcador e vencido por 2-1 no Groupama Stadium.

Lyon 2-1 Lille

Uma derrota inesperada do Mónaco frente ao Brest mais cedo no dia deu ao Lille a oportunidade de pressionar verdadeiramente a equipa do Principado, que ocupa o segundo lugar. E bastou menos de um minuto para o Lille abrir o marcador. O médio da casa, Tanner Tessmann, perdeu o controlo da bola e cedeu um canto. Na sequência, o cruzamento de Mitchel Bakker foi desviado primeiro pelo capitão Benjamin André e depois por Bafodé Diakité, que, com um excelente cabeceamento em jeito de desvio, colocou os visitantes na frente.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

As coisas rapidamente pioraram para o Lyon, quando Ernest Nuamah foi forçado a sair por lesão. Rayan Cherki entrou para o lugar do ganês. O Lyon poderia facilmente ter ficado a perder por 0-2 aos 18 minutos, quando novo cabeceamento de Diakité passou rente ao poste. No entanto, os Gones conseguiram empatar ainda antes do intervalo, após uma revisão do VAR que assinalou mão de Thomas Meunier num cabeceamento de Lacazette. O capitão do Lyon converteu o penálti com classe, enganando Lucas Chevalier.

A equipa da casa terminou a primeira parte por cima no jogo, e nem Paulo Fonseca — que enfrentava o seu antigo clube pela primeira vez e cumpre uma suspensão de nove meses do banco — nem Bruno Génésio fizeram alterações ao intervalo. Logo no início da segunda parte, Lacazette teve oportunidade de bisar, mas não conseguiu fazer um chapéu a Chevalier, após um mau passe do guarda-redes do Lille que caiu nos pés do avançado do Lyon.

Pouco depois, o guarda-redes Lucas Perri teve um momento de aflição, quando o seu alívio atabalhoado bateu em Jonathan David e quase deu golo, mas conseguiu recuperar a tempo. O brasileiro ainda brilhou com uma defesa instintiva perante Matias Fernandez-Pardo.

A meio da segunda parte, Paulo Fonseca retirou Lacazette numa substituição dupla, mas logo a seguir o Lyon deu a volta ao resultado: Corentin Tolisso fez um passe para Rayan Cherki, que rematou à entrada da área e fez o 2-1 - Chevalier podia ter feito melhor.

Tirando um remate tardio de Hákon Arnar Haraldsson, que foi diretamente para as mãos de Perri, o Lille pouco ou nada criou nos minutos finais. O Lyon controlou o resto da partida e até podia ter feito o 3-1 aos 90 minutos, por Thiago Almada. O Lyon soma agora quatro jogos consecutivos sem perder frente ao Lille pela primeira vez desde 2008 e vira atenções para a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa frente ao Manchester United. Já o Lille volta à ação na Ligue 1 no próximo sábado, frente ao Toulouse.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform