Mais

Ligue 1: Paulo Fonseca soma e segue com o Lyon no reencontro com o Lille (0-1)

Tyler Morton festeja o golo da vitória do Lyon
Tyler Morton festeja o golo da vitória do LyonSameer Al-Doumy / AFP

O Lyon de Paulo Fonseca iniciou a temporada da Ligue 1 com cinco vitórias em seis jogos, pela primeira vez em 17 anos, após conquistar uma vitória fora de casa por 0-1 sobre o Lille – resultado que o colocou empatado em 15 pontos com o líder Paris Saint-Germain.

Lille 0-1 Lyon

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Lyon de Paulo Fonseca, em grande forma, levou a melhor sobre os anfitriões num emocionante período inicial de 20 minutos no Stade Pierre-Mauroy, apesar de ter contado com duas defesas importantes do seu guarda-redes. Dominik Greif mergulhou para a sua esquerda para impedir Matias Fernandez-Pardo, momentos antes de Tyler Morton abrir o marcador e, de quebra, marcar o seu primeiro golo pelo Lyon. O ex-médio do Liverpool fez uma corrida para dentro da área para receber um passe de Nicolás Tagliafico e cabeceou com calma, passando pelo estático Arnaud Bodart.

A vantagem inicial dos visitantes foi imediatamente ameaçada, mas, para sorte dos jogadores de Paulo Fonseca, Greif destacou-se ao defender um remate forte de Ngal'ayel Mukau, antes de se esforçar para impedir Olivier Giroud de cabecear a bola solta. Após um início frenético, as oportunidades começaram a diminuir à medida que a primeira parte avançava – um desenvolvimento algo esperado, dado o recorde do Lyon como a única equipa da Ligue 1 que ainda não sofreu golos na primeira parte esta temporada.

Depois de chegar ao intervalo com uma desvantagem mínima, os anfitriões mostraram grande determinação após o reinício e deveriam ter empatado antes dos 70 minutos. Hákon Arnar Haraldsson não conseguiu acertar no alvo após receber um passe preciso de Calvin Verdonk, antes de Félix Correia desperdiçar outra oportunidade gloriosa ao rematar por cima, quando parecia que o golo estava ao seu alcance. 

O Lyon estava claramente focado em proteger a sua vantagem mínima, em vez de aumentá-la, confiando na sua defesa, que ostentava o melhor registo defensivo da primeira divisão francesa antes do fim de semana. Grief garantiu que o plano de jogo desse certo, reagindo de forma inteligente ao remate de Osame Sahraoui no final da partida, selando a terceira vitória em quatro confrontos diretos na liga e condenando o Lille, sexto classificado, a duas derrotas consecutivas na Ligue 1 – as primeiras desde setembro do ano passado.

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 6.ª jornada da Ligue 1:

Nice 1-1 Paris FC

Metz 0-0 Le Havre

Angers 0-2 Brest