Mais

Ligue 1: PSG goleia Saint-Étienne (1-6) com golos portugueses e pode sagrar-se campeão esta noite

João Neves e Gonçalo Ramos marcaram pelo PSG
João Neves e Gonçalo Ramos marcaram pelo PSGAlex MARTIN / AFP
A perder por um golo de diferença antes de empatar de grande penalidade, apontada por Gonçalo Ramos, ainda antes do intervalo, o PSG entrou a todo o gás na segunda parte e goleou o Saint-Étienne (1-6). Se o Monaco e o Nice terminarem empatados, o clube parisiense será coroado campeão pela 13.ª vez na sua história.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O PSG será inevitavelmente coroado campeão de França, e as celebrações poderão começar já esta noite. Basta um empate entre Mónaco e Nice para que tudo fique matematicamente resolvido. Afinal, além da derrota do Marselha com o Reims por 3-1, o clube parisiense goleou o Saint-Étienne por 1-6, apesar de os verdes terem feito um primeiro tempo animador.

Os verdes valentes

A cabeçada poderosa de Lucas Stassin sobre Matvey Safonov talvez se deva à imitação simultânea de Eirik Horneland da cabeçada do atacante belga do banco, que se transformou desde que o norueguês chegou ao Le Forez (9').

O golo inaugural foi uma recompensa adequada para o início do jogo, com o Saint-Etienne a ter pouco a perder e tudo a ganhar. Luis Enrique sabia que não se tratava do jogo do ano, mas se o PSG era oficialmente campeão às 22:00, tinha decidido rodar a equipa, o que não foi isento de problemas táticos e de desentendimentos entre companheiros, ao ponto de o asturiano ter chamado os seus jogadores para um período de paragem para esclarecimentos.

O PSG teve as suas oportunidades, especialmente pela esquerda, mas nunca incomodou Gautier Larsonneur. O guarda-redes foi mesmo chamado à ação por Léo Pétrot, que falhou um livre que Gonçalo Ramos não conseguiu aproveitar com um remate fraco (40').

O avançado português recuperou rapidamente. Um controlo inofensivo de costas para o jogo na área foi tocado por Florian Tardieu (41'). Foi um terrível lapso de concentração, depois de Stassin ter estado na origem de um contra-ataque verde, mas não ter acertado no alvo (39'). Gonçalo Ramos cobrou sem hesitação a sua grande penalidade no ângulo superior (43').

PSG irrita-se

Enfrentar o PSG já não é fácil. Mas se, ainda por cima, a defesa continua a oferecer presentes, torna-se impossível. Os Verdes tinham terminado a primeira parte com um contra-ataque e um duelo perdido por Stassin contra Safonov (45+3'), mas não conseguiram capitalizar esse impulso. Mickaël Nadé cometeu um erro e Khvicha Kvaratshkelia fez o 2-1 (50').

A partir daí, os golos parisienses não pararam.

Depois de Irvin Cardona ter perdido a bola no seu próprio campo após ser pressionado por Bradley Barcola, Désiré Doué rematou à entrada da área, deixando Larsonneur desamparado (53').

O que importava agora para os Stéphanois era evitar uma goleada. Mas depois de Fabián Ruiz ter tirado a bola dos pés de Dylan Batubinsika, Barcola partiu pela esquerda antes de passar a João Neves, que não cometeu qualquer erro no ressalto (62').

Em desvantagem, os Verdes afundaram-se no marcador. Doué, passando entre dois defesas, rematou por baixo da trave de Larsonneur (66').

O Geoffroy-Guichard regressou às vitórias quando Stassin ganhou uma grande penalidade após contacto com Nuno Mendes, mas o VAR assinalou a falta de Jérémy Stinat porque o português tinha afastado a bola antes (71').

Barcola, que já tinha colocado a bola em jogo, esteve perto de marcar um golo excecional, mas o seu remate de pé direito, em curva, não acertou na trave (77'). O extremo fez três assistências e deu o sexto golo ao jovem Ibrahim Mbaye, que entrou para o lugar de Gonçalo Ramos e marcou o seu primeiro golo como profissional (90').

Agora, com o título conquistado ou não, o PSG está concentrado na meia-final da Taça de França contra o Dunkerque, a meio da semana. Com a boa fase, é difícil não esperar, no mínimo, mais uma dobradinha.

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaOpta by Stats Perform