Terminada a pausa internacional, chegou a hora da reta final da época 2024/25 para os clubes europeus. É o caso do PSG, que tem grandes esperanças de voltar à Ligue 1 e, claro, à Liga dos Campeões dentro de alguns dias.
Antes disso, porém, a equipe de Luis Enrique viaja até Saint-Étienne neste sábado, às 18:00. É uma oportunidade para voltar ao ritmo de jogo, já que os parisienses são grandes favoritos diante do adversário. No entanto, este jogo não deve ser subestimado: o líder do campeonato pode ser matematicamente coroado campeão francês pela 13.ª. Não depende apenas dele, pois os rivais não podem vencer neste sábado.
O Marselha, que se desloca a Reims, tem de perder e o Nice, que vai até ao Mónaco, não pode ganhar, para que o PSG seja campeão este sábado. Há nove anos, Laurent Blanc conseguiu levar os parisienses ao título com oito jogos de antecedência. Desta vez, Luis Enrique poderá fazê-lo com uma jornada a mais - tendo em conta que a época é agora composta por 34 jornadas desde a época passada.
Mas, números à parte, será que o PSG tem sido uma equipa tão dominante na história recente? Não com certeza, mas há dois fatores que devem ser levados em conta.
O rolo compressor de Luis Enrique
Desde a chegada de QSI, em 2011, o Paris Saint-Germain conquistou 10 Ligue 1. Em várias ocasiões, os triunfos foram impressionantes. Em 2015/16, a equipa de Blanc dominou a competição, acumulando vários recordes, incluindo o da maior diferença em termos de pontos em relação ao segundo classificado. Foi também nessa época que o PSG estabeleceu o recorde de mais pontos (96) num formato de 38 jogos.
É possível que, em 2025, a equipa de Luis Enrique consiga o recorde num campeonato com 34 jogos. Seria a primeira vez que Paris seria tão autoritário desde os sucessivos sucessos alcançados sob os treinadores Unai Emery e Thomas Tuchel em 2018 e 2019.
Por outro lado, com o ex-treinador do Barcelona no comando, o clube da capital nunca pareceu tão confiante em termos de jogo. Isso foi particularmente evidente na Liga dos Campeões, mas na Ligue 1, os parisienses nunca foram realmente incomodados desde agosto. Ainda invictos após 26 jogos, os parisienses podem ter a melhor temporada da história do futebol francês se conseguirem manter o ritmo.
De facto, é preciso recuar até 25 de janeiro para encontrar a última vez que um clube conseguiu empatar com o PSG. O Reims conseguiu reagir ao golo de Khvicha Kvaratskhelia pouco antes da hora. Antes disso, Nantes e Auxerre também conseguiram a proeza, numa altura da época em que as coisas não estavam a correr tão bem para o Paris. Desde então, a equipa de Luis Enrique tornou-se um rolo compressor. O espanhol sempre quis que a sua equipa jogasse de forma a não deixar nada ao acaso aos adversários.
Se o PSG for coroado campeão no final do jogo no Louis-II no sábado à noite, isso reforçará ainda mais o domínio da Ligue 1, enquanto os tricampeões franceses estão a provocar medo em toda a Europa. Não há mais espaço para dúvidas. Esta é a maior vitória deste grupo em relação aos anteriores.
Além disso, o PSG só conseguiu vencer quatro campeonatos seguidos uma vez antes - entre 2012 e 2016 - enquanto o Mónaco e depois o Lille privaram os parisienses de recordes ainda mais grandiosos em 2017 e 2021. Nunca antes na história um clube tinha conseguido tal proeza.
Depois disso, terão de tentar terminar a época invictos... e, nesse processo, bater o recorde do Nantes para o maior número de jogos consecutivos sem derrota, estabelecido em 1994/95. Simbolicamente, 30 anos depois, o Paris Saint-Germain tem a oportunidade de bater o recorde.