Mais

Ligue 1: PSG vence Angers e sagra-se campeão francês a seis jornadas do fim (1-0)

Désiré Doué marcou o golo do título
Désiré Doué marcou o golo do títuloJULIEN DE ROSA / AFP

Não foi o jogo do ano para o Paris Saint-Germain, mas a vitória sobre o Angers foi suficiente para cumprir o seu objetivo: o PSG é campeão francês pela décima terceira vez na sua história!

Recorde as incidências da partida

A conquista do título da Ligue 1 pelo Paris Saint-Germain deveria acontecer na tarde deste sábado e no Parc des Princes. Para isso, havia apenas uma condição sine qua non: não perder com o SCO Angers. Uma tarefa fácil, mesmo que Luis Enrique tivesse rodado um pouco a equipa.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Mas, obviamente, um empate estava fora de questão. O Paris SG dominou desde o início, com Yahia Fofana a rematar à baliza após um cruzamento de Khvicha Kvaratskhelia (5'). Apesar disso, havia uma ponta de complacência no jogo parisiense, especialmente quando Vitinha e Gonçalo Ramos tentavam combinar. Uma complacência que quase teve um efeito inesperado quando Esteban Lepaul deu um passo em falso na defesa, apenas para ser travado por Willian Pacho (12').

É claro que o PSG não estava a viver um bom momento. Os seus ataques eram hesitantes, apesar de a posse de bola ser muitas vezes uma via de sentido único. E a defesa não estava a mostrar o seu melhor lado, embora raramente fosse incomodada. No entanto, o Angers foi ficando mais ousado à medida que o Paris SG não conseguia encontrar um caminho, liderado por Lepaul. Mas foi Gonçalo Ramos quem quase inaugurou o marcador, ao encontrar-se sem marcação, mas o seu cabeceamento saiu por cima (32').

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

No entanto, foi apenas aos 35 minutos que surgiu o primeiro remate à baliza de Vitinha, que foi bem defendido por Fofana. Esse foi mesmo o único remate à baliza numa primeira parte que terminou com um dececionante empate a 0-0. O PSG continuou a monopolizar a posse de bola, mas foi preciso uma boa combinação entre Hakimi e Kvaratskhelia para que o georgiano enviasse o cruzamento perfeito para Désiré Doué disparar contra Fofana e libertar o Parque dos Príncipes (55').

E o PSG também, com Fabian Ruiz a enviar um míssil que foi bem defendido por Fofana (60'). Apesar de tudo, o Paris SG não controlava e não conseguia matar o jogo de vez. Mas com o Angers claramente sem gás no segundo tempo, o nível do jogo caiu gradualmente. Embora os parisienses criassem cada vez mais chances, demonstravam uma falta de precisão pouco habitual.

Com um pouco mais de sorte, o Angers poderia até ter conseguido o empate e estragado a festa. O PSG venceu por 1-0, o mínimo necessário a poucos dias da Liga dos Campeões. Mas não importa: os parisienses cumpriram e podem saborear o seu 13º título de campeão francês.