Ligue 1: PSG vence (2-1) o primeiro dérbi parisiense em 48 anos

Désiré Doué foi um dos marcadores
Désiré Doué foi um dos marcadoresBLANCA CRUZ / AFP

O Parque dos Príncipes recebeu o primeiro dérbi parisiense desde 1978 e o PSG acabou por ser o justo vencedor, pese embora o Paris FC ter conseguido assustar.

PSG 2-1 Paris FC

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Existem datas históricas e este domingo foi uma delas para o futebol francês. Para assinalar o primeiro dérbi parisiense desde 1978, os adeptos desafiaram o frio. Após um tifo geral a recordar as datas de fundação do PSG e do PFC, os parisienses foram à procura da vitória (2-1).

Como era de esperar, o Paris Saint-Germain entrou logo ao ataque. Frente à defesa a cinco do Paris FC, encontrar espaços não foi tarefa fácil. Ainda assim, os anfitriões empenharam-se para chegar à baliza adversária, recorrendo a passes recuados ou investidas pelas alas.

Ousmane Dembélé acreditou ter encontrado a solução ao servir Joao Neves na direita (19'). O português devolveu depois a bola para o centro da área, mas os seus colegas não acompanharam a jogada. Do outro lado, houve algumas tentativas de sair em velocidade, mas sem sucesso.

O jogo manteve-se fechado até que Désiré Doué caiu à entrada da área (26«). O árbitro assinalou penálti, mas após revisão no VAR, a decisão foi revertida e o castigo máximo não foi cobrado. O PSG voltou então a carregar sobre a baliza contrária. O detentor da Bola de Ouro tentou a sua sorte, isolado (32'), mas não acertou no alvo. Doué também falhou um remate em arco (39'). Insistiu até conseguir. Lançado por Fabián Ruiz, rompeu pela área e finalmente rematou de pé direito (45').

No reatamento, tudo aconteceu rapidamente. Uma falta de Illya Zabarnyi na sua área originou o penálti convertido por Willem Geubbels (51'). Contudo, Dembélé respondeu com um excelente remate de pé esquerdo, dois minutos depois (53'). O encontro animou-se a partir daí.

O PSG continuou a dominar a posse de bola, mas não conseguiu ampliar a vantagem. Luis Enrique lançou então sangue novo: Bradley Barcola, Gonçalo Ramos e Marquinhos.

Entrado após os 75', Vincent Marchetti tentou por duas vezes dar outra dinâmica ao jogo do PFC. No entanto, não conseguiu bater Lucas Chevalier.

O PSG acabou por vencer após um jogo complicado. Mantém assim um ponto de vantagem sobre o Lens. O PFC ocupa a 15.ª posição.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform