Mais

Ligue 1: Ramos falha penálti no PSG (3-1), Paulo Fonseca vence e segue para a Conferência (2-0)

Kvaratskhelia dá a vitória ao PSG sobre o Auxerre
Kvaratskhelia dá a vitória ao PSG sobre o AuxerreTERESA SUAREZ / EPA / Profimedia
O Paris Saint-Germain encerrou a temporada em que conquistou o título da Ligue 1 com uma vitória por 3-1 sobre o Auxerre no Parc es Princes, na qual Gonçalo Ramos falhou um penálti. Ainda em França, o Lyon, de Paulo Fonseca, dependia de outros resultados para alcançar a Liga dos Campeões, algo que não aconteceu e a vitória por 2-0 sobre o Angers só serviu para garantir a Liga Conferência.

Paris Saint-Germain 3-1 Auxerre

O PSG já tinha garantido o título há seis semanas, numa campanha que pode terminar com um triplete caso vença a Taça de França e a Liga dos Campeões. Luis Enrique alinou com o onze mais forte, com os portugueses Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, enquanto Gonçalo Ramos começou no banco.

As estrelas tentaram marcar posição desde cedo, mas Marquinhos cabeceou por cima na sequência de um canto cobrado por Nuno Mendes, e Ousmane Dembélé foi travado por Donovan Léon. O Auxerre estava bem classificado a meio da tabela, e Lassine Sinayoko deu aos visitantes uma surpreendente vantagem, aos 31 minutos. O golo surgiu com uma simplicidade alarmante, depois de o maliano ter ultrapassado Willian Pacho na sequência de um passe de Gaëtan Perrin e ter rematado fora do alcance de Gianluigi Donnarumma.

Nuno Mendes quase restabeleceu a igualdade com um livre direto, mas os anfitriões chegaram ao intervalo em desvantagem. No reatamento, Dembélé foi o centro de todas as ações ofensivas dos campeões. Léon foi chamado a intervir mais uma vez para negar o número 10 do PSG, antes de o avançado ter uma outra tentativa por cima da barra depois de ter sido encontrado por Khvicha Kvaratskhelia.

O georgiano empatou a partida aos 59 minutos com um remate de pé direito à entrada da área, numa pressão incessante dos parisienses. Marquinhos completou a reviravolta oito minutos depois, quando o cabeceamento do capitão no poste mais distante bateu na trave após um canto de Mendes.

O lateral português voltou a estar envolvido quando foi derrubado por Sinaly Diomandé na área. No entanto, Gonçalo Ramos viu o seu penálti ser defendido por Léon. Ainda houve tempo para Kvaratskhelia fechar o marcador, com um remate à queima-roupa após uma excelente corrida e passe de Senny Mayulu.

Com este resultado, o PSG termina com 19 pontos de vantagem sobre o Olympique de Marselha no topo da tabela, enquanto a equipa de Christophe Pélissier termina a sua campanha num respeitável 11.º lugar, depois de ter sido campeã da Ligue 2 na época passada.

Lyon 2-0 Angers

Com o objetivo de se aproximar dos lugares europeus, o Lyon recebeu o Angers, que já tinha segurado a manutenção, depois de ter sofrido uma derrota prejudicial para o Monaco. O Lyon, que começou a noite em sétimo lugar, começou bem, mas não conseguiu marcar quando Lacazette encontrou Ainsley Maitland-Niles, que só conseguiu acertar em Melvin Zinga.

Lacazette deveria ter aumentado a contagem pessoal quando não conseguiu desviar o excelente cruzamento de Ryan Cherkipara o poste traseiro. A única coisa positiva que o Angers podia tirar da primeira parte era o facto de não ter sofrido qualquer golo contra uma equipa com a qual tinha perdido os últimos quatro jogos, mas pouco ofereceu em termos ofensivos ao intervalo.

A segunda parte começou como terminou a primeira, com os anfitriões a parecerem de longe a equipa com mais hipóteses de chegar à vantagem. Lacazette testou Zinga duas vezes no início do segundo tempo, e foi preciso uma entrada precipitada sobre Thiago Almada na grande área para que o Lyon assumisse a liderança, permitindo que Lacazette marcasse o seu 200.º golo pelo Lyon. 

Sabendo que a diferença de golos poderia ser determinante para garantir um lugar europeu, a turma de Paulo Fonseca continuou a pressionar para aumentar a vantagem, e quase o fez pouco depois, quando Almada acertou no poste com um excelente remate de fora da área. Com a manutenção já garantida, o Angers não se importava de se aventurar no contra-ataque. A 20 minutos do fim, Lacazette completou o bis com uma das finalizações mais fáceis da sua carreira: um simples toque na bola após um cruzamento de Cherki.

Nos minutos finais, a atenção dos adeptos estava mais virada para os acontecimentos em Lille e Estrasburgo. Com o triunfo do Lille sobre o Reims, a questão era se o Le Havre conseguiria ou não vencer o Estrasburgo. Quando todas as esperanças pareciam perdidas, o Le Havre ganhou um penálti no final do jogo no Stade de la Meinau. Abdoulaye Touré converteu e colocou o Lyon em sexto lugar que vale a Liga Conferência.