A decisão já tinha sido tomada na semana passada, o que causou alguma surpresa devido aos quase 900 quilómetros que separam Marselha da capital italiana.
"Tornaram a minha vida impossível com este assunto. Disseste que íamos fazer um "retiro", Itália aqui, Itália ali, esparguete acolá, eu ia para o meu país... Já estou farto disto", disse De Zerbi aos jornalistas após a vitória de domingo por 4-1 sobre o Brest.
"Vamos para Roma porque não conseguimos encontrar uma estrutura como esta em Cannes, Saint-Tropez ou Montpellier. É apenas para nos afastarmos de tudo. Não como se fosse um mosteiro, mas para nos concentrarmos e percebermos melhor que estamos a jogar para nos qualificarmos para a Liga dos Campeões", disse.
É por isso que os jogadores do Marselha regressaram à "Cidade Eterna" na terça-feira, onde estão alojados num hotel Hilton e treinam no Roma City Football, a cerca de 30 quilómetros a norte da cidade.
Este campo de treino estrangeiro, mais parecido com o de uma equipa nacional a disputar um grande torneio internacional, suscitou críticas e até memes nas redes sociais, que brincaram com o facto de De Zerbi e os seus jogadores estarem a passar umas "férias romanas", uma referência ao famoso filme em que Audrey Hepburn e Gregory Peck andam de Vespas pela cidade.
O objetivo do retiro romano desta semana é claro nas palavras de Roberto de Zerbi: "Lille, Lille, Lille, Lille, Lille, Lille". Os adversários do Marselha na 32.ª jornada.
Seis equipas na luta
O confronto de domingo é particularmente importante porque o segundo lugar está em jogo: o Marselha é o segundo classificado (58 pontos), dois pontos à frente do terceiro Lille, que jogará em casa no confronto direto entre os dois.
Mas, acima de tudo, a missão das duas equipas é terminar entre os três primeiros para se qualificarem diretamente para a próxima Liga dos Campeões. O quarto classificado tem de disputar uma ronda de qualificação e o quinto classificado cai para a Liga Europa.
Há apenas quatro pontos de diferença entre o segundo e o sétimo classificados, pelo que tudo está em aberto.
O Mónaco (quarto classificado, 55 pontos) visita o desesperado Saint-Étienne (17.º), que luta contra a despromoção.

Atrás deles, Lyon (quinto), Nice (sexto) e Estrasburgo (sétimo) estão empatados com 54 pontos e enfrentam Lens (oitavo), Reims (13.º) e Paris Saint-Germain (líder e campeão), respetivamente.
O Paris Saint-Germain conquistou o título no início de abril e perdeu para o Nice no último fim de semana, o que significa que já não tem o incentivo de ser o primeiro clube a terminar uma temporada da Ligue 1 invicto.
O PSG está mais preocupado com a Liga dos Campeões: depois de vencer o Arsenal em Londres no jogo da primeira mão das meias-finais, já está a preparar-se para receber os Gunners no Parc des Princes, onde poderá garantir uma vaga na sua segunda final na principal competição europeia.
Calendário dos jogos da 32.ª jornada:
Sexta-feira, dia 02
Nice-Reims, 19:45
Sábado, dia 03
Estrasburgo-Paris SG, 16:00
Toulouse-Rennes, 18:00
Saint-Étienne-Mónaco, 20:05
Domingo, dia 04
Nantes-Angers, 14:00
Brest-Montpellier, 16:15
Lyon-Lens, 16:15
Auxerre-Le Havre, 16:15
Lille-Marselha, 19:45