Corrida para a Liga dos Campeões
A corrida para a Liga dos Campeões está a ficar louca! A faltarem duas jornadas para o fim do campeonato, cinco clubes estão próximos uns dos outros na esperança de conquistar um lugar nas duas vagas restantes.
O Marselha é o favorito. Apesar de um final de temporada irregular (três vitórias, um empate e uma derrota nos últimos cinco jogos), o clube conseguiu subir para o segundo lugar da Ligue 1. O clube precisa de se aguentar mais um pouco e somar o maior número de pontos possível para não desperdiçar a vantagem acumulada. Mas nada será fácil, já que enfrenta o Le Havre neste sábado. Os normandos estarão a jogar pela sobrevivência e deverão causar muitos problemas aos homens de Roberto De Zerbi.
O Mónaco também está muito perto da qualificação. Ainda na parte de cima da tabela do campeonato francês, o clube do Rochedo está a apenas um ponto do Marselha (58) e tem todas as chances não apenas de se manter na terceira posição, mas também de subir um pouco mais na tabela. Este fim de semana, o clube terá de manter a seriedade e aproveitar a dinâmica da vitória por 3-1 sobre o ASSE, na semana passada. Mas também aí não será fácil. O ASM enfrenta o Lyon e precisará manter o ritmo para não cometer erros no final da partida.
Por fim, as três equipas com o futuro mais incerto são o Nice, o Lille e o Estrasburgo. Com o mesmo número de pontos (57), eles se sucedem e terão de lutar até o fim da temporada se quiserem não apenas jogar na Liga dos Campeões, mas também conquistar uma vaga na Liga Europa ou Liga Conferência. Para o Le Gym, a tarefa é complicada pelo facto de enfrentar o Rennes e depois o Brest. O Lille, por sua vez, também joga contra o Brest e terá de enfrentar uma possível zona de rebaixamento, o que está longe de ser o ideal. Por fim, o Estrasburgo precisa de se manter na elite e pode conseguir isso vencendo o Angers e o Le Havre.

A luta pela manutenção
A parte de baixo da tabela é tão tensa quanto a de cima. O Montpellier já sabe que está despromovido, mas cinco outras equipas ainda acreditam que podem salvar-se e terão de lutar muito por mais duas semanas para isso.
O Saint-Étienne precisa vencer tudo para sair do 17.º lugar. Se conseguir fazer isso, aproveitando as derrotas plausíveis do Le Havre (16.º, em posição de play-off) e do Nantes (15.º), estará fora de perigo. Só que, mais uma vez, nada será fácil. O ASSE perdeu os dois últimos jogos e terá de enfrentar o Reims e o Toulouse.
O Le Havre também precisa de pontos. Os homens do clube da Normandia tiveram um desempenho admirável nas últimas partidas. Eles precisam continuar assim se quiserem evitar a eliminação automática ou uma vaga no play-off.
Para Nantes (32 pts), Angers (14.º, 33 pts) e Reims (13.º, 33 pts), tudo está por um fio. Com apenas um ponto de diferença, os clubes não estão imunes a más notícias caso sofram duas derrotas. O final da temporada será complicado até o fim, embora alguns jogos, como os da FCN (Auxerre e MHSC), sejam mais fáceis do que outros (o Angers enfrenta o Estrasburgo e o Lyon, enquanto o Reims encara o Saint-Etienne e o Lille).
