Mais

Luis Enrique quer terminar a época no PSG sem derrotas

O treinador do Paris Saint-Germain, Luis Enrique, atirado para o ar pelos seus jogadores
O treinador do Paris Saint-Germain, Luis Enrique, atirado para o ar pelos seus jogadoresFranck Fife / AFP
O Paris Saint-Germain mostrou que a equipa não precisa de estrelas para conquistar troféus e, com o título da Ligue 1 conquistado a seis jogos do fim, os campeões franceses vão tentar terminar a época sem perder, disse o treinador Luis Enrique.

vitória por 1-0 sobre o Angers no Parc des Princes ajudou o PSG a conquistar o seu quarto título consecutivo da Ligue 1 e um recorde de 13 no total.

O PSG ainda pode quebrar o recorde de 32 jogos de invencibilidade do Nantes, que já dura 30 anos. Apesar de o Nantes ter perdido um jogo no caminho para o título, nenhum clube francês passou uma temporada inteira da liga sem perder.

"Comemorar um título no início de abril mostra que atingimos um nível muito elevado esta época. Alcançámos este objetivo, mas ainda temos mais jogos para disputar", disse Luis Enrique aos jornalistas.

"Estamos motivados para tentar terminar esta época sem derrotas. Ninguém o fez em França antes, por isso é algo que queremos alcançar. Isso ajudar-nos-ia na Liga dos Campeões e na Taça de França", assumiu o treinador espanhol.

Quando Kylian Mbappé deixou o clube parisiense na época passada, os adeptos estavam céticos quanto à possibilidade de Luis Enrique conquistar mais um título, mas o espanhol tem cumprido o seu papel em grande estilo.

Para substituir os 27 golos de Mbappé na época passada, os avançados do PSG foram reforçados, com Ousmane Dembele a liderar o ataque (21 golos) e a ser apoiado por Bradley Barcola (13 golos).

Já lá vão os dias em que o PSG dependia de Mbappé, Lionel Messi e Neymar para marcar golos, com 18 jogadores diferentes a marcarem esta época, dando ao PSG 80 golos em 28 jogos - bem perto de bater a sua marca de 81 em 34 jogos na época passada.

"Acho que tenho muita sorte em ter o perfil de jogadores com tanta inteligência e versatilidade que também são capazes de atacar e defender como um só", disse Luis Enrique.

"Quando vejo a equipa a jogar como um coletivo no ataque e na defesa, significa que quando pedi 11 jogadores a atacar e a defender, isso tornou-se realidade. É o que eu queria há muitos meses. Agrada-me e agrada aos adeptos", acrescentou.

O domínio do PSG é tal que apenas perdeu pontos em cinco empates, enquanto a vitória sobre o Angers aumentou a sua série de vitórias para nove jogos na Ligue 1 - um registo perfeito desde o início de fevereiro, que não deu aos seus rivais qualquer hipótese de os alcançar.

O PSG ainda está à procura de mais troféus quando defrontar o Aston Villa nos quartos de final da Liga dos Campeões, na próxima semana, enquanto enfrenta o Stade de Reims na final da Taça de França, no próximo mês.

"Temos os últimos dois meses pela frente, estamos em grande forma", acrescentou Luis Enrique.

"O nosso objetivo é continuar a lutar e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões", assumiu.