Luis Enrique sobre Vitinha: "Quando se tem qualidade, pode-se jogar em muitos sítios"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Luis Enrique sobre Vitinha: "Quando se tem qualidade, pode-se jogar em muitos sítios"

Luis Enrique, em Dortmund.
Luis Enrique, em Dortmund.ALEX GRIMM/Getty Images via AFP
Na véspera da viagem a Lille, o treinador do PSG, Luis Enrique, deu uma conferência de imprensa na tarde deste sábado e, entre outras coisas, analisou a posição tática de Kylian Mbappé em campo.

Acompanhe as principais incidências da partida

O treinador espanhol também analisou o posicionamento do internacional português Vitinha e de outros assuntos da atualidade do clube parisiense.

A janela de transferências de inverno: "É sempre muito complicada, mas estamos sempre abertos a melhorar o nosso plantel. De Luis Campos a mim, como treinador. É possível que cheguem jogadores. Passei toda a minha vida em grandes equipas e dirijo um balneário que tem as suas exigências, mas também as suas relações humanas. É um prazer treinar um grupo assim".

Mbappé: "Não tenho de convencer ninguém. Kylian Mbappé tem a mesma liberdade que tinha quando cheguei. É um jogador de topo que nos dá 50 golos e 25 assistências por época. Não joga como número 9, mas com total liberdade, entre os centrais, à direita ou à esquerda. Vou repetir-lhe isso muitas vezes. Não tenho de o convencer. É óbvio que as decisões dos treinadores têm repercussões. O que me motiva é que a equipa jogue o melhor possível e ganhe títulos".

As posições de PSG e Lille na tabela classificativa da Ligue 1
As posições de PSG e Lille na tabela classificativa da Ligue 1Flashscore

O seu plantel: "Não tenho dúvidas de que vamos ser melhores. Não foi corajoso dizê-lo. Todas as minhas equipas foram melhores ao longo dos anos. Vamos trazer de volta jogadores que são importantes e vamos poder comprar jogadores. Não tenho de ser negativo, os resultados e as estatísticas que temos dão-me razões para ser otimista. Basta olhar para os números".

Identidade de jogo: "Somos uma equipa de posse de bola, na verdade somos a terceira equipa com mais posse de bola, com a capacidade de fazer transições quando temos a bola. Nunca vou abrandar as situações em que somos muito poderosos. Isso fez-nos crescer contra adversários que evoluíram muito na competição nas últimas épocas. Estávamos em risco de não nos qualificarmos. Em termos de crescimento, era o melhor grupo possível para melhorar, mas estou muito satisfeito com a minha equipa e com o que vejo".

Kurzawa: "Não há nada de errado com Kurzawa, ele está a treinar com uma atitude incrível. Podia ter saído este verão, mas decidiu ficar. Sabia que ia ser difícil conseguir minutos, mas estou muito contente por tê-lo no plantel, porque está a treinar muito bem. Não me posso queixar, é um dos melhores jogadores que já tive".

Os números de Vitinha
Os números de VitinhaFlashscore

Vitinha: "Viste o jogo, gostaste do Vitinha? Eu também gostei dele. O Vitinha pode jogar como 8, como 6, mas para um estilo de jogo como o nosso, vai ter mais tempo como 6. Quando se quer jogar, quando se tem qualidade, pode-se jogar em muitos sítios. Tenho a certeza de que ele preferia jogar na sua posição natural, mas tem essa mentalidade de alto nível para jogar em diferentes posições. Gostei do seu jogo, do seu esforço físico, foi muito completo contra o Dortmund".

Lille: "É uma equipa que joga muito bem com bola, Fonseca é um treinador de alto nível. É uma das equipas com mais posse de bola e sabe utilizar muito bem a sua largura, pelo que será difícil tirar-lhes a bola. É também uma das equipas que sofre menos golos, pelo que gosto muito da forma como jogam sem bola. Estamos a jogar na casa deles, são uma equipa agressiva.... É muito semelhante ao que nós fazemos. Terei todo o gosto em cumprimentar o senhor Fonseca e felicitá-lo pela sua equipa.