Mais

Lyon coloca o mercado e as finanças em segundo plano no regresso à Ligue 1

Pierre Sage no Parc des Princes no mês passado
Pierre Sage no Parc des Princes no mês passadoJEAN CATUFFE/DPPI via AFP
O Lyon, que joga em Brest este sábado para a 17.ª jornada da Ligue 1, quer manter-se concentrado no aspeto desportivo entre movimentações ligadas ao mercato e uma decisão pendente do comité de recurso da FFF sobre a sua situação financeira.

Siga as incidências do encontro

Esta última foi referida pelo Lyon, atualmente em 5.º lugar na classificação, após as sanções que lhe foram impostas pela Direção nacional do controlo de gestão (DNCG) a 15 de novembro, incluindo a proibição de contratações, a restrição da sua massa salarial e a despromoção à Ligue 2 como medida de precaução.

"Estamos a seguir isto à distância. Temos confiança na direção. Imagino que eles tenham alguns argumentos para apresentar com a ideia de dar a volta por cima. Nós apoiamo-los", disse o técnico Pierre Sage, em tom sóbrio.

Caqueret em movimento

O treinador também refutou a ideia de que o mercado possa desestabilizar o plantel, como aconteceu em agosto do ano passado, apesar de algumas mudanças já terem sido feitas nos últimos dias ou serem esperadas para breve.

"O ambiente não é o mesmo, o clima é positivo e os jogadores estão concentrados no que temos de fazer. Não vejo nenhum jogador em campo a treinar para jogar noutro lado", afirma Sage.

"Por mais que em agosto tenham surgido sinais deste tipo, agora não tenho essa sensação", acrescentou o treinador, que continua a ter de lidar com os habituais rumores de tempos difíceis.

Os próximos jogos do Lyon
Os próximos jogos do LyonFlashscore

"(Matic) é um jogador muito importante. Vamos fazer de tudo para que ele fique, o clube quer que ele fique e acho que ele está no mesmo estado de espírito", disse Sage.

Desde a abertura da janela de inverno, Gift Orban foi para o Hoffenheim por 9 milhões de euros. A transferência de 5,3 milhões de euros do brasileiro Jeffinho para o Botafogo, onde estava emprestado desde o verão, também trouxe dinheiro novo. O contrato do guarda-redes Anthony Lopes, que saiu para o Nantes com um salário elevado, também foi rescindido por mútuo acordo.

Thiago Almada é esperado

A sua saída aliviou os encargos financeiros do Lyon, que aguarda outras saídas, como as de Mahamadou Diawara, Paul Akouakou, Wilfried Zaha e Saïd Benrahma, que poderão ser substituídos no centro pelo argentino Thiago Almada, esperado em Lyon na sexta-feira.

Este último publicou uma mensagem nas suas redes sociais na noite de quinta-feira anunciando a sua saída do Botafogo, um clube da galáxia de futebol Eagle que pertence ao presidente do Lyon, John Textor. Almada vai juntar-se ao Lyon por empréstimo, um acordo que permite ao clube cumprir as restrições de recrutamento do DNCG.

"O jogador é potencialmente esperado nas próximas horas, mas enquanto não houver um aspeto oficial, penso que não vale a pena falarmos sobre isso. Se for uma realidade, utilizaremos a matemática para equilibrar a equipa", disse Pierre Sage, que espera reduzir o seu plantel de 24 para 20 jogadores, incluindo quatro guarda-redes.

Os números de Thiago Almada
Os números de Thiago AlmadaFlashscore

No entanto, a contratação de Thiago Almada está prevista desde o verão passado, quando foi transferido de Atlanta para o Botafogo por 20 milhões de euros, abrindo uma porta de entrada para a Europa e, em particular, para o Lyon, onde o médio formado pelo Vélez Sarsfield foi contratado.

A chegada do argentino significará a saída do defesa brasileiro Adryelson, emprestado ao Botafogo até 31 de dezembro, que regressou ao clube e está numa situação de transição antes de uma possível transferência para o Anderlecht.