Voltar a vencer. O AS Monaco quer redescobrir o ADN vencedor após o empate (2-2) com o Lorient no último fim de semana. Nesta sexta-feira, no clássico contra o OGC Nice, a tarefa não será das mais fáceis, mas está a galvanizar a equipa monegasca. O Nice, por sua vez, quer aproveitar a vitória (2-3) no Parque dos Príncipes para continuar a subir na tabela.
"Vai ser especial"
Nas temporadas anteriores (2020-2023), a vantagem no clássico da Côte d'Azur foi para o Mónaco. Triunfante em sete das oito ocasiões, os jogadores monegascos ainda estão numa posição forte. Líder do campeonato com dois pontos de vantagem sobre o Nice (11 contra 9), o clube do Principado teve um início de temporada quase perfeito e continua invicto após cinco jornadas. Uma estatística que pretendem ampliar esta semana.
"Estamos concentrados e ansiosos pelo jogo contra o Nice. Será um jogo especial. É um jogo entre duas equipas que estão no topo da tabela, a lutar pelos três pontos", disse Adi Hütter em conferência de imprensa na quinta-feira. "Desde o início da temporada, tivemos alguns bons resultados em casa, com duas vitórias sobre o Estrasburgo e o Lens em grande estilo. Sei também que muitos dos nossos adeptos estarão presentes no Stade Louis-II na sexta-feira. Não vejo a hora de viver esse clima".
Focados no ataque, na construção de ataques precisos e na mentalidade de vencer a qualquer custo, os vermelhos e brancos devem fazer uma apresentação espetacular contra os rivais regionais. "Gosto dessa mentalidade de querer ganhar sempre e fazer de tudo para mudar o resultado. Os meus jogadores nunca desistem, mesmo quando sofremos golos cedo fora de casa".
Por outro lado, o Mónaco precisa de ter cuidado com os pequenos deslizes. Algumas falhas defensivas permitiram que adversários como o Nantes (3-3) e o Lorient chegassem ao empate. Na verdade, o clube sofreu muitos golos nos primeiros trinta minutos, algo que precisa de ser corrigido, especialmente contra uma equipa como o Nice, que vai apostar no contra-ataque e na força de Terem Moffi.
"Dérbi na continuidade de um projeto"
O Nice está nas nuvens após o triunfo da semana passada. O clube não é menos competitivo e vai tentar matar dois coelhos de uma cajadada só ao levar a melhor sobre o Mónaco.
Sólido na defesa e rápido com a bola nos pés, a equipa de Francesco Farioli, embora menor que o dos rivais, ainda tem chances. De acordo com o treinador, isso é até mesmo um ponto forte. Contra o Paris Saint-Germain, os suplentes deram um novo fôlego à equipa. Por isso, a equipa titular terá de ser muito bem pensada para que o clássico seja um sucesso.
A partida também será sensacional para os aiglons. "Clássico da Côte d'Azur? É certamente especial, faz parte de um projeto contínuo e, acima de tudo, queremos dar a todos os nossos adeptos uma grande satisfação", disse Farioli na conferência de imprensa. A partida promete ser um grande espetáculo, naquele que é um dos duelos imperdíveis do início da temporada.