O internacional português de 22 anos está na sua quarta época no Paris SG e fez 100 jogos pelo campeão francês. Este número simbólico valeu-lhe também um troféu das mãos do conselheiro desportivo do clube, Luis Campos, no autocarro em Doha, após a vitória sobre o Mónaco (1-0) no Troféu dos Campeões.
No entanto, não é certo que continue a jogar: enquanto Achraf Hakimi e Vitinha prolongaram os seus contratos no PSG até 2029, assim como o treinador Luis Enrique (2027), segundo uma fonte próxima das negociações, Nuno Mendes abriu a porta a uma saída, de acordo com a Sky, algo que não foi confirmado pela AFP.
O Manchester United está interessado no lateral-esquerdo, cujo contrato expira no final da próxima época, segundo a Sky. Ruben Amorim, o novo treinador dos Red Devils, conhece-o bem da pelo seu antigo clube, o Sporting, de 2015 a 2021.
Chegado a Paris em 2021, Nuno Mendes impôs-se há muito tempo como titular na sua posição, apesar dos vários problemas físicos e lesões que sofreu durante esses três anos. Em particular, esteve ausente de maio de 2023 a fevereiro de 2024, substituído por Lucas Hernandez, que então sofreu uma grave lesão no joelho e voltou recentemente à competição. Agora, o português está a mudar o seu papel em campo nas últimas semanas.

Luis Enrique limitou-o inicialmente a tarefas defensivas, não querendo que ele avançasse para o ataque, como é seu apanágio, em favor de Achraf Hakimi, que tem grande liberdade no flanco direito com Ousmane Dembélé.
Durante as fases de posse de bola, Nuno Mendes, com o seu perfil ofensivo e aguerrido, teve de ficar atrás para formar uma defesa a três, avançando muito pouco.
"Capacidade excecional"
Uma das partidas como titular foi na estreia do Paris SG na Liga dos Campeões, contra o Girona (1-0), a 18 de setembro.
"Sei que é um jogador ofensivo incrível e acho que a equipa precisa disso. Há alturas em que o equilíbrio é muito importante. Neste caso e nesta fase do jogo, o Nuno está na defesa. Precisamos de ter uma série de elementos para que ele possa ir ao fundo", explicou o treinador alguns dias depois do jogo.
Até então, o internacional português parecia estar a ser pouco utilizado pelo espanhol. Mas, nos últimos jogos, o número 25, que Luis Enrique descreveu como tendo "uma capacidade física e técnica excecional", tem-se movimentado mais em profundidade e utilizado a sua velocidade.
"O nosso objetivo é melhorar o plantel, mas isso não significa que não possa voltar ao triângulo defensivo. Os jogadores têm de ser capazes de ajudar a equipa. Na fase ofensiva, está a jogar mais alto. É um jogador fundamental no último terço. Somos uma equipa, é como uma orquestra, nem todos os jogadores podem fazer a mesma coisa", explicou o treinador em meados de dezembro.
E, de momento, Nuno Mendes confirma as suas qualidades: um dos jogadores mais habilidosos em campo, envia passes em profundidade e cruzamentos precisos, para além dos seus dois golos e duas assistências esta época.
