Mais

O general Alexandre Lacazette de volta à melhor forma

Alexandre Lacazette na semana passada
Alexandre Lacazette na semana passadaALEX MARTIN/AFP
Lenda viva do Lyon, Alexandre Lacazette está de volta para mais uma temporada. Depois de um longo período de dificuldades, o general de Pierre Sage finalmente descolou nas últimas semanas, para a alegria dos torcedores do Lyon.

"Consegui ser regular, mas tenho de continuar a trabalhar". Alexandre Lacazette, após a vitória por 4-1 sobre o Nice na semana passada. O capitão do Lyon teve um desempenho excecional, marcando três golos contra os Aiglons para finalmente provar que está à altura da tarefa. A confiança do jogador está em alta, e ele precisa manter o ritmo e dar ainda mais garantias à equipe.

O início de temporada de Lacazette não correspondeu às expectativas. O avançado de 33 anos tem tido dificuldades em encontrar o seu lugar e marcar golos. Por isso, o treinador tem feito uma rotação na linha da frente. Com Rayan Cherki e depois com Georges Mikautadze, o capitão só marcou mesmo em outubro. Uma preocupação quando se pensa nas suas últimas épocas e na sua luta pelo título de melhor marcador do ano.

No entanto, o gesto forte de Pierre Sage contra o Qarabag deve ter ajudado. O jogador foi deixado no banco. O suficiente para se revelar novamente contra o Nice, alguns dias mais tarde, e marcar um hat-trick com um golo de penálti e dois de bola corrida. É um compromisso que tem agora de manter durante toda a época.

"Ainda há coisas para afinar. É sempre um prazer marcar e ser útil à equipa. Um amigo disse-me que eu tinha marcado mais de 150 golos na Ligue 1 (...) Nunca duvidei de mim. A dor passa, o sucesso volta e, para um avançado, há sempre o fator sorte: estar no sítio certo à hora certa", revelou Lacazette após a 13ª jornada, sublinhando o seu bom estado de espírito e a sua boa forma. Agora ele tem todas as chaves na mão para aproveitar ao máximo sua "sorte".

A falta de eficácia dos avançados levou o Lyon a recorrer a outros jogadores, outras posições e outras alternativas este ano. Desta forma, o coletivo tem-se sobreposto ao resto e surgiram nomes como Malick Fofana e Gift Orban. Mas parece que, à medida que a época avança, as opções para número 9 vão aumentando. Lacazette é a prova disso.

E, apesar de fazer tudo para se afirmar como um novo ponta de lança, o General sabe que tem de "continuar assim para ajudar a equipa". "É bom ver o treinador satisfeito com os seus atacantes esta semana. Cabe-nos a nós manter o ritmo. Mas é preciso ter cuidado, pois seria tolice se deixar levar pela emoção", atirou.

Os Gones vão precisar muito do seu capitão nos próximos jogos. O Lyon precisa de vencer o Angers neste sábado, mas depois terá um confronto difícil contra o Eintracht Frankfurt pela Liga Europa antes de ir ao Parc des Princes.

Mas uma coisa é certa. Como capitão e emblema do clube do Ródano, Lacazette vai tentar deixar a sua marca e pode finalmente ser o homem que levará o OL à Liga dos Campeões no próximo ano.

Os números de Lacazette
Os números de LacazetteFlashscore