Oficial: Dro Fernández é reforço do PSG

Paris garante Dro Fernández
Paris garante Dro FernándezMaciej Rogowski / Alamy / Profimedia

O médio ofensivo formado no centro de formação do Barcelona, Dro Fernandez, de 18 anos, assinou esta segunda-feira pelo PSG até 2030, anunciou o clube.

Proveniente da Masia, o centro de formação do Barcelona, Dro Fernández, médio ofensivo que tinha contrato com o Barça até 2027, disputou cinco jogos pela equipa principal, num total ligeiramente inferior a 150 minutos (na Liga e num encontro da Liga dos Campeões) esta época, além de algumas partidas pela equipa B.

Torna-se assim no primeiro reforço do PSG neste mercado de inverno, que termina na próxima semana, e poderá ser a única contratação do atual campeão europeu, que pagou ao clube catalão um valor superior à cláusula de rescisão de seis milhões de euros, segundo fonte próxima do processo.

De acordo com vários observadores, encaixa perfeitamente no estilo de jogo pretendido por Luis Enrique, com quem partilha o mesmo agente.

"Falaremos sobre isso quando tudo estiver resolvido, porque a situação foi desagradável", afirmou o dirigente do Barcelona, Joan Laporta, no domingo à noite à Catalunya Ràdio.

"Foi uma surpresa, pois tínhamos acordado outra solução para os seus 18 anos", acrescentou o presidente. "Para nossa grande surpresa, o seu representante informou-nos que não podia cumprir o que tínhamos combinado", ou seja, uma renovação em Barcelona.

O jovem médio expressou o seu entusiasmo por se juntar ao clube parisiense: "O PSG é um clube enorme que sigo desde criança, onde grandes lendas marcaram a história. Hoje, sinto uma enorme vontade e motivação para jogar e dar tudo por esta camisola", declarou, citado num comunicado divulgado pelo clube. O mesmo destaca que o jogador é reconhecido pela "sua qualidade técnica, visão de jogo e capacidade para atuar entre linhas".

Chegado em 2022 a Barcelona, pretendia sair do clube e foi cobiçado por várias equipas europeias, incluindo Chelsea, Dortmund e Manchester City, revelou à AFP uma fonte próxima das negociações, sublinhando que esta transferência está alinhada com a nova política do PSG, que aposta em jovens talentos.

O clube parisiense pagou mais do que a cláusula de seis milhões de euros ao Barça para manter as boas relações entre os dois clubes e respetivos dirigentes, segundo a mesma fonte.

Essas relações não foram afetadas pela transferência, de acordo com fonte próxima do processo. O atual presidente da EFC, antiga ECA que representa os clubes europeus, Nasser Al-Khelaïfi, contribuiu para o regresso do Barça a esta instituição.

"O que quero dizer aos jovens jogadores da Masia é que somos o Barça e uma das melhores equipas do mundo", afirmou o treinador blaugrana Hansi Flick, questionado no início de janeiro sobre o tema. "Têm de viver para estas cores, é isso que quero ver. Não quero outra coisa, é tudo o que tenho a dizer", insistiu, visivelmente incomodado.

Os números de Dro Fernández
Os números de Dro FernándezFlashscore