Mais

Olhar português: As diabruras de Conceição e os Ramos de golos em Paris

Francisco Conceição em destaque na Juventus
Francisco Conceição em destaque na JuventusAlberto Gandolfo / NurPhoto / NurPhoto via AFP, Flashscore
É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Inglaterra a Itália, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Para muitos o país com o melhor campeonato do Mundo, Inglaterra é, mais uma vez, o ponto de partida da nossa viagem por quem eleva bem alto a bandeira portuguesa no estrangeiro. Não só com golos, mas também assistências. Seguimos para Manchester. O United, de Ruben Amorim, deu a volta ao vizinho e rival City (1-2), com o médio Bruno Fernandes a dar o pontapé de saída para a cambalhota no marcador no Ethiad.

Em Liverpool, Diogo Jota regressou da melhor maneira à competição, dois meses depois de ter contraído uma lesão. O internacional português saltou do banco para evitar a derrota caseira do Liverpool na receção ao Fulham (2-2), de Marco Silva.

Nota ainda para a assistência de Gonçalo Guedes - a 3.ª na presente temporada -, na receção do Wolverhampton ao Ipswich Town (1-2), para o encontro da 16.ª jornada da Premier League, que determinou a saída do treinador Gary O'Neil do comando técnico dos lobos.

Seguimos para Itália. Emprestado pelo FC Porto, Francisco Conceição continua a ser aposta vincada de Thiago Motta no ataque da Juventus e celebrou o regresso aos golos na receção da vecchia signora ao Cagliari (4-0), num movimento bem característico do extremo português. 

"É um jogador com muito talento, um jogador que pode jogar em qualquer equipa do mundo. A Juventus está feliz com ele e ele está feliz com a Juventus", afirmou o agente Jorge Mendes, em declarações ao TMW. 

A viagem do Olhar Português passa ainda por França. Depois de atravessar um momento delicado devido a lesão, Gonçalo Ramos tem vindo em crescendo e marcou três golos nos últimos três jogos, dois deles nos dois últimos compromissos - Lyon (3-1) e Mónaco (2-4) -, em que saiu do banco para jogar os últimos minutos. Nota ainda para o golo de Vitinha, de penálti, na receção dos parisienses ao Lyon.

Já o luso-francês Mathias Pereira-Lage assistiu na goleada do Best ao Nantes (4-1), no encontro da 15.ª jornada da Ligue 1.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Adilson Martins (Córdoba, Espanha), Benny Sousa (Umraniyespor, Turquia), Domingos Quina (Pafos FC, Chipre), Gedson Fernandes (Besiktas, Turquia), Gonçalo Gregório (Noah, Arménia), Gonçalo Silva (Noah, Arménia), Hélder Lopes (Hapoel Beer Sheva, Israel), Marco Paixão (Bandirmaspor, Turquia), Miguel Crespo (Basaksehir, Turquia), Nelson Monte (Málaga, Espanha), Nuno Lima (Alanyaspor, Turquia) e Paulinho (Bandirmaspor, Turquia).

No feminino, destaque ainda para Anna Marques (Bochum, Alemanha).

Leia as outras edições do Olhar Português